Operadoras entram com recurso na Anatel para ampliar cautelar das robocalls para PPPs

[Publicado originalmente no Mobile Time] As principais operadoras do País decidiram entrar com um recurso na Anatel para questionar e ampliar a medida cautelar que determina o bloqueio a empresas que utilizam robôs para discagens em massa e desligam assim que a chamada é atendida.

As empresas concordam com o combate ostensivo que a agência vem fazendo nos últimos meses contra os robocalls abusivos, mas estão incomodadas com o fato de que esses clientes estão migrando para prestadoras de pequeno porte (PPPs). E elas não estão incluídas na cautelar.

O texto editado pela Anatel cita 26 operadoras – deixando todas as outras de fora. Estas citadas deverão bloquear usuários que realizarem 100 mil chamadas diárias ou mais com duração de até três segundos. O bloqueio durará 15 dias ou até que o usuário firme compromisso formal com a Anatel para se abster da prática.

Notícias relacionadas

"A preocupação das prestadoras é que estes clientes que utilizam robocalls estão migrando para outras prestadoras que não foram atingidas pela cautelar. Ou seja: é uma forma deles burlarem a lei. As operadoras recorreram, então, para que seja aberto o leque, e todos sejam obrigados a cumprir o despacho. Muito provavelmente estes ajustes no texto serão, em breve, objeto de análise do Conselho Diretor", disse o conselheiro Emmanoel Campelo, em entrevista exclusiva para Mobile Time.

A Conexis Brasil Digital confirmou que apoia a medida da Anatel, que tem o objetivo de mitigar os efeitos nocivos do excesso de chamadas realizadas com o uso de robôs, muitas das quais não completadas, o que causa incômodos à população. Entretanto, afirmou, em resposta a esta reportagem, que o recurso da cautelar não foi enviado pela entidade e sim individualmente pelas prestadoras.

Medidas duras

Cada vez mais, a Anatel vem fechando o cerco para acabar com este tipo de chamada que faz com que a maioria das pessoas não atenda mais o telefone quando desconhece a origem do número. Segundo o conselheiro Campelo, que está à frente desta campanha, dados preliminares da agência apontam que já houve uma redução de 30% destas chamadas.

"Vendo os resultados parciais ficamos surpresos com a quantidade de empresas que usam estes serviços. Parece que todo mundo está fazendo robocall. Nossa tendência daqui por diante é de um aprimoramento da cautelar e de um endurecimento em relação ao universo abrangido por ela para que não possa ser burlada. É um combate que faremos em ondas", sinalizou Campelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!