Concessões: Anatel sinaliza caminho do meio no modelo de migração

Foto: Pixabay

Na próxima terça-feira, 5, a Anatel votará em reunião extraordinária o modelo de cálculo para a migração das concessões de telefonia fixa (STFC) para autorizações do serviço. Este modelo é essencial para definir o valor estimado pela agência para o valor da migração, que necessariamente precisará ser revertido em projetos de banda larga, como estabelece a Lei 13.879/2019.

A modelagem final a ser sugerida e, portanto, os valores, ainda não é aberta pelo conselheiro relator da matéria, Artur Coimbra. Mas algumas conversas preparatórias já começaram a acontecer com as operadoras afetadas isoladamente, e o que ficou claro é que a Anatel está inclinada a adotar o caminho do meio, ou seja, a metodologia que leva a um valor intermediário entre o mínimo e o máximo que podem ser gerados pela contas da agência. Lembrando que a Anatel desenhou três cenários a serem escolhidos pelo conselho, para que então as empresas digam se concordam com as condições ou se preferem permanecer como concessionárias até o final do prazo. Estes modelos variam de R$ 10 bilhões a R$ 45 bilhões, a depender de como se faz a conta e o que se considera, segundo números que têm sido repetidos no mercado, mas ainda não confirmados pela agência. E a principal variável são os valores dos bens reversíveis e, principalmente, o valor dos ativos imobiliários.

Segundo apurou este noticiário, existe ainda insegurança na agência com a metodologia que levaria aos maiores valores. Mas ao mesmo tempo, a metodologia que traz menores valores tende a ser rechaçada pelo Tribunal de Contas da União, que analisará o processo, diante do histórico de posicionamentos do tribunal sobre o tema.

Notícias relacionadas

O problema é que nas conversas preliminares entre concessionárias e agência, o recado das empresas foi vocalizado: se as condições de migração forem desfavoráveis, elas não hesitarão em devolver a concessão ao final do prazo, sem fazer nenhuma migração, o que jogaria à Anatel a responsabilidade de achar outro operador de STFC ou, pior, obrigaria o governo a ser prestador do STFC para assegurar a continuidade dos serviços prestados e previstos em lei.

1 COMENTÁRIO

  1. Esses conselheiros irresponsáveis irão levar o país ao caos, pensam unicamente em criar dificuldades e multas astronômicas para as concessionárias para negociar "facilidades".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!