Nokia realiza testes com XG-fast em cobre com operadora alemã

 

A Nokia e a operadora alemã Deutsche Telekom anunciaram nesta segunda-feira, 1º, terem completado com sucesso testes de laboratório com a tecnologia XG-Fast para banda larga fixa em cobre. O teste foi realizado nos laboratórios da Alcatel-Lucent (agora subsidiária da finlandesa) e no laboratório da operadora em Darmstadt, na Alemanha, gerando velocidades de throughput de mais de 10 Gbps.

A técnica XG-fast está ainda em estágio preliminar, mas promete ser um avanço em relação à G.fast, padrão que será adotado pela Oi no Brasil a partir de março, em parceria com a Alcatel-Lucent/Nokia.  A nova tecnologia promete maiores velocidades: banda agregada de mais de 11 Gbps com dois pares de cabo de categoria 6 com uma distância de 50 m da fibra, com taxas de 8 Gbps em trechos de cobre acima de 50 m. Utilizando o par metálico a 70 m, a nova técnica ainda permite velocidades simétricas de 1 Gbps.

Patentes

Também nesta segunda-feira, a Nokia anunciou ter recebido decisão da Câmara de Comércio Internacional sobre acordo da empresa com a Samsung em caso de licença de patentes. A sul-coreana pagará à finlandesa pela extensão de cinco anos no acordo de patentes que começou no dia 1º de janeiro de 2014.

O valor não foi informado, mas, com esse pagamento, a companhia espera ter resultado acima do esperado de vendas líquidas na área Nokia Technologies para o quarto trimestre de 2015 de aproximadamente 400 milhões de euros, com acumulado do ano em 1,020 bilhão de euros. No total na divisão de patentes, a fornecedora espera receber aproximadamente 1,3 bilhão de euros em caixa entre 2016 e 2018, incluindo esse acordo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.