Queda de tarifas em 2006 melhorará a competição com VoIP

A queda nas tarifas das chamadas de longa distância (LD), prevista para 1° de janeiro, diminuirá a pressão sobre as operadoras frente a disseminação dos serviços de VoIP. O superintendente de serviços públicos da Anatel, Marcos Bafutto, destacou nesta quarta, 24, que os serviços de VoIP têm impacto sobre a receita das operadoras e estas devem adaptar-se a um novo nível de competição.
Em janeiro, as tarifas de interconexão devem cair para 50% do valor do minuto e haverá a gradativa conversão de pulso para minuto, quando a Anatel terminar o processo de coleta do perfil dos municípios. A TU-RL cai 50% em 2006 e 40% em 2007, transformando-se em modelo de custo em 2008. Em julho, a TU-RL caiu 20%. "Com a implantação do minuto substituindo o pulso, as operadoras de LD oferecerão serviços mais competitivos", diz Bafutto.
Ele destaca, no entanto, que estas terão que se adaptar ao novo panorama. "Elas não podem ficar paradas esperando a invasão dos novos serviços de VoIP". Entre as alternativas está a agregação de serviços na mesma rede como double e triple play, oferecendo voz e ADSL, mobilidade e 3G no mesmo circuito. "Elas devem acompanhar a evolução tecnológica e melhorar a utilização de suas redes", prevê Bafutto, que participou do Telexpo VoIP – Exposição e Congresso de Voz sobre IP e Telefonia IP, em São Paulo.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!