Oi oferece Wi-Fi de graça para cerca de 1 milhão de clientes

Três meses após adquirir a Vex por R$ 27 milhões, a Oi detalhou nesta segunda-feira, 31, a sua estratégia para a tecnologia Wi-Fi. Basicamente a operadora juntará três redes Wi-Fi distintas em uma única, batizada de "Oi WiFi", são elas: 1) a Vex, com 1,6 mil hotspots no Brasil e mais de 40 mil ao redor do mundo através de acordos de roaming; 2) a Fon, rede Wi-Fi compartilhada pelos próprios usuários, em fase de projeto piloto nos bairros de Ipanema e Leblon, no Rio de Janeiro; 3) redes metropolitanas Wi-Fi construídas pela Oi em espaços abertos, em fase de projeto piloto no Rio de Janeiro. Os clientes da Oi de banda larga fixa a partir de 5 Mbps e banda larga móvel com franquia de 2 GB passam a ter acesso gratuito à rede "Oi WiFi", utilizando como nome de usuário a sua linha telefônica e como senha inicial seu CPF, o que corresponde a um universo de aproximadamente 1 milhão de assinantes. A rede "Oi Wifi" estará disponível a clientes de outras operadoras por um preço tabelado por tempo de uso, a ser divulgado. "Nosso objetivo com Wi-Fi é mais complementar nossa oferta de banda larga do que prover um serviço novo isolado. Os clientes da Oi terão acesso mais livre e integrado a essa rede", explicou Pedro Ripper, diretor de inovação e novos negócios da Oi.

Notícias relacionadas
A principal novidade é a parceria com a Fon, empresa presente em 11 países e com mais de 4 milhões de hotspots Wi-Fi. Sua rede é composta por roteadores em pequenos estabelecimentos comerciais. Estes cedem 1Mbps de sua conexão fixa para o acesso público através de Wi-Fi, mantendo o restante para seu consumo privado. Esse acesso público pode ter um preço tabelado, cuja receita é dividida entre a operadora que faz a cobrança e o estabelecimento comercial. Além disso, quem cede sua rede tem direito a acessar de graça os 4 milhões de hotspots da Fon no mundo. No caso do Brasil, o modelo de negócios com a Oi ainda não está totalmente definido, mas provavelmente será o de compartilhamento de receita. Por enquanto, a rede da Fon está funcionando em 150 restaurantes e outros estabelecimentos comerciais que usam banda larga fixa da Oi de pelo menos 5 Mbps nos bairros do Leblon e Ipanema, no Rio de Janeiro. Em breve, clientes residenciais da Oi nesses dois bairros também terão a opção de compartilhar suas conexões. A expectativa é de que haja entre 500 e 700 pontos nas próximas semanas.

No caso das redes metropolitanas, a ideia da Oi é disponibilizar hotspots em locais abertos e com grande movimentação de pessoas, como praças públicas, estádios de futebol etc. Um primeiro teste foi realizado durante o Rock in Rio. E agora foi montada uma rede na orla das praias de Ipanema e Leblon.

Smartphones

Embora não haja neste primeiro momento uma oferta voltada especificamente para usuários de smartphones e tablets da Oi, Ripper entende que a "Oi WiFi" já deve ajudar a desafogar a rede móvel da operadora, pois muitos de seus clientes que terão acesso ao serviço possuem celulares da Oi com Wi-Fi. O executivo preferiu, contudo, não fazer uma estimativa da possível economia.

Ripper ressaltou que a aposta em Wi-Fi não significa que a operadora desistiu do 4G. Ele entende as tecnologias como complementares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!