Satélite Jupiter 3 da Hughes é lançado com sucesso pela SpaceX

Foto: Reprodução/YouTube SpaceX

Ocorreu na noite da última sexta-feira, 28, o lançamento do satélite Jupiter 3 da Hughes. O artefato projetado para fornecer gigabytes de conectividade na América do Sul e do Norte foi ao espaço a bordo do foguete Falcon Heavy da SpaceX, partindo do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (Estados Unidos).

O procedimento ocorreu após dois adiamentos consecutivos do lançamento, nos dias 26 e 27 de julho. Três horas e vinte oito minutos após a decolagem – ou na madrugada de sábado, 29 – a Hughes confirmou o sucesso do lançamento. O Jupiter 3 começou a enviar e receber seus primeiros sinais e os painéis solares do satélite se desdobraram no espaço, segundo a empresa.

Nas próximas semanas, o equipamento viajará cerca de 35,7 mil km acima da Terra até seu destino, no slot orbital de 95 graus oeste. Em seguida, o artefato passará por testes de barramento e de carga útil antes de entrar em serviço, dobrando a capacidade da frota Jupiter da Hughes com mais de 500 Gbps de capacidade adicional.

Notícias relacionadas

Construído pela Maxar Technologies após encomenda realizada ainda em 2017, o artefato é classificado pela Hughes como o maior satélite de comunicações comerciais já construído. Ele deve atingir o comprimento de um prédio de dez andares quando contar com os 14 painéis solares posicionados no espaço.

Vital na estratégia da empresa para o mercado de banda larga, o recurso também deve resultar em incremento das ofertas da HughesNet para clientes da América Latina (incluindo Brasil) e dos Estados Unidos, permitindo planos de até 100 Mbps em determinados mercados.

A empresa também oferecerá planos HughesNet Fusion equipados com maior velocidade e baixa latência. Neste caso, a abordagem deve combinar tecnologias sem fio e via satélite, informou a operadora. Conectividade em voos (IFC), atendimento de redes corporativas e backhaul para redes móveis devem ser outros usos do Jupiter 3 nas Américas.

Nova era

CEO da EchoStar (controladora da operadora de satéliets), Hamid Akhavan classificou o lançamento do satélite como o "início de uma nova era de conectividade" para a Hughes, sobretudo no atendimento de clientes não atendidos por fibra e cabo.

"O Jupiter 3 é o satélite de maior capacidade e desempenho que já lançamos. Ele foi projetado exclusivamente para atender necessidades de nossos clientes e direcionar a capacidade onde é mais necessário, como as regiões mais rurais das Américas, para que possam permanecer conectados aos aplicativos e serviços dos quais dependem todos os dias", indicou o executivo. Com o novo artefato, a empresa deve ficar melhor posicionada na disputa com players do segmento de baixa órbita (LEO).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!