Roaming sem cobrança entre Brasil e Chile tem vigência adiada para julho

Foto: Pixabay

Prevista inicialmente para janeiro, a vigência do roaming internacional sem cobrança extra entre usuários do Brasil e do Chile foi adiada para o mês de julho, decidiram as delegações diplomáticas dos dois países.

A decisão foi comunicada à Anatel pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) no último dia 25 de janeiro, data limite para a implementação do compromisso. A prorrogação até 25 de julho atendeu a uma proposta feita pelos chilenos.

O fim da cobrança extra para o roaming faz parte de um Acordo de Livre Comércio firmado entre Brasil e Chile e promulgado em 2022. Pelos termos, as operadoras móveis e MVNOs que ofertam serviço de roaming internacional aos usuários em passagem pelo Chile devem praticar as mesmas tarifas e preços cobrados no plano de serviços no Brasil – e vice-versa, seja para chamadas, SMS ou utilização de dados móveis.

Notícias relacionadas

Ainda em janeiro, o Conselho Diretor da Anatel aprovou um manual operacional para implementação das regras pelas operadoras brasileiras. Segundo a assessoria internacional da agência, a alteração de data de vigência não demandará novas deliberações na reguladora.

O Brasil também tem pendente um acordo de roaming mais amplo para o Mercosul – que depende, entre outros fatores, de aprovação do Congresso. Em recente encontro, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Alberto Fernandez (da Argentina) ressaltaram a importância do compromisso ser efetivado, eliminando cobranças extra no bloco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!