Claro anuncia 5G standalone em mais 38 cidades

Presidente da Claro, José Félix, no lançamento do Claro 5G+ em Brasília. Foto: Guilherme Kardel/Claro

Após a liberação da faixa de 3,5 GHz pela Anatel e Gaispi, a Claro lança nesta segunda-feira, 30, a tecnologia 5G standalone (comercialmente chamada de 5G+ pela operadora) em 38 cidades de dez estados brasileiros. A empresa começa a disponibilizar a tecnologia nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, cidades do interior de São Paulo, Baixada Santista e em municípios do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Tocantins. As respectivas capitais estavam cobertas desde o ano passado.

Segundo a Claro, além das capitais, a tecnologia chegará agora em regiões das seguintes cidades: Serra (ES); Aparecida de Goiânia (GO); Três Lagoas (MS); Ananindeua, Castanhal e Vigia (PA); Jaboatão dos Guararapes (PE); Londrina (PR); Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu e São Gonçalo (RJ); Caxias do Sul (RS); Aparecida, Bady Bassit, Bauru, Campinas, Carapicuíba, Cubatão, Embu das Artes, Francisco Morato, Guarujá, Guarulhos, Jaguariúna, Jundiaí, Nova Odessa, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São Vicente, Sorocaba e Taboão da Serra (todas em SP); e Araguaína (TO).

No site da operadora, é possível saber a mancha de cobertura de cada uma das cidades e bairros onde a tecnologia estará disponível. A proposta, diz a empresa, é que o o 5G SA chegue a mais cidades do interior, conforme planejamento estratégico da empresa e liberação das frequências pela Anatel e pelo grupo de acompanhamento de interferências da faixa de 3,5 GHz.

Notícias relacionadas

Sem mudanças contratuais

A operadora explica ainda que a adoção do 5G não vai exigir nenhuma alteração de contrato, nem mudança de plano ou de chip. Todos os smartphones 5G homologados pela Anatel já suportam também as faixas dedicadas e serão automaticamente compatíveis. Atualmente, 70% dos aparelhos disponíveis no portfólio da Claro são compatíveis com o 5G standalone, e a empresa incentiva fabricantes a "produzirem telefones com valores mais acessíveis". Segundo a tele, já há mais de 4 milhões de acessos 5G na base.

Com a mesma rede, a Embratel também oferece a tecnologia para setores como indústria, finanças, agronegócio, saúde, educação, varejo, óleo e gás, energia e utilidades, mobilidade, logística e transporte, segurança e transporte público.

4 COMENTÁRIOS

  1. Os barrios do Subúrbio ferroviários de Salvador : Lobato, Terezinha,Cabrito,Plataforma ,Itacaranha,Praia Grande,Periperi ,Paripe são Tomé, só prestar para eleger políticos . É um absurdo o sinal 5G não estar presente nestas localidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!