Faixas de 28 GHz serão vendidas em leilão eletrônico

A Anatel decidiu que a venda da faixa de freqüência de 28 GHz ocorrerá em uma só etapa, por leilão eletrônico. Apresentação de propostas, análises e eventuais repiques serão feitos remota e eletronicamente via Internet. A Anatel está testando as rotinas e definindo os padrões com a União Internacional de Telecomunicações (UIT). Atualmente, os interessados têm que comparecer à agência para participar dos leilões.
A data ainda não está marcada, mas a expectativa do superintendente de serviços privados da Anatel, Jarbas Valente, é de que seja fixada no primeiro no trimestre de 2003.
Valente, que participou nesta sexta, 29, do seminário Banda Larga 2002, organizado pela Converge Eventos, disse que antes de marcar o leilão é preciso definir como será o uso da faixa. Por exemplo, terão que ser determinados os blocos de freqüência, hoje divididos em 500 MHz, de tal forma que fiquem em segmentos menores. A Anatel sugere que o Brasil siga o padrão europeu, mas depende da anuência dos fabricantes, para que atendam as especificações na fabricação de equipamentos destinados ao serviço. Após as definições, será finalmente publicado o edital.

Notícias relacionadas

3,5 GHz e 10,5 GHz

O leilão para as faixas de 3,5 GHz e 10,5 GHz será realizado pelo método tradicional, com a presença dos interessados na Anatel. Valente acredita que haverá uma boa demanda de propostas, com muitas empresas pequenas que têm um mercado cativo e querem continuar atuando, e outras grandes que querem expandir para novas regiões.
As propostas para as licenças em 3,5 GHz serão abertas no dia 21 de janeiro e para 10,5 GHz no dia 11 de fevereiro próximos.
Quanto ao chamamento público para a venda da banda C, está mantido para o dia 6 de dezembro. Não houve pedido de adiamento, e nem que houvesse não seria atendido, garante o superintende. A TIM e todas as operadoras estão interessadas nesse leilão, afirma Valente. Em sua opinião, a demora para a realização do chamamento público não prejudicará a venda da banda C porque a tecnologia wireless agora é mais barata, o que implicará em menor investimento nas redes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!