Flexibilidade em metas pode ser saída para reduzir custos

A flexibilidade nas metas de qualidade está entre as possíveis mudanças admitidas por Antônio Carlos Valente, vice-presidente da Anatel, no modelo para a renovação dos contratos de concessão de telefonia fixa. A alteração, segundo ele, seria uma forma de baratear o custo das operações das telecomunicações de forma que as empresas do setor possam repassar a redução às tarifas, e com isso aumentar a penetração de seus serviços para as classes menos favorecidas. Valente participou do 29º Futurecom, que está sendo realizado até a próxima quinta, 31, em Florianópolis (SC).

IP

Segundo Valente, existem alternativas tecnológicas de barateamento dos serviços como a voz sobre IP. Como esta inovação ainda não está completamente desenvolvida, pode apresentar uma qualidade inferior ao do serviço de voz convencional, baseado em circuito comutado, no início de sua aplicação, explica o vice-presidente da Anatel. Mas, como ele observa, se esta solução for mais econômica, como se espera, poderá ser adotada a despeito de sua diferença em relação ao serviço convencional.

Notícias relacionadas
Outra flexibilização possível refere-se ao prazo de reparos nos acessos. Atualmente a meta obrigatória é de até 24 horas para 95% dos casos e de 72 horas para os 5% restantes. Conforme Valente, para uma pessoa de menor poder aquisitivo seria mais interessante obter os serviço a um custo mais baixo do que contar com estes prazos. Haveria ainda a possibilidade de se eliminar o tempo mínimo obrigatório referente ao tom de discar, que, segundo ele, perdeu a importância por conta do avanço da digitalização da rede de telefonia fixa no Brasil.

Regras desatualizadas

Na opinião de Fernando Xavier Ferreira, presidente do grupo Telefônica no Brasil, muitas das obrigação de qualidade só se justificavam no momento da privatização. De acordo com o executivo, o estabelecimento de metas meramente quantitativas apenas onera as operadoras, que gastam com a designação de pessoal exclusivamente para acompanhá-las. Ele propõe a verificação e adoção de critérios aplicados em outros países, como pesquisa do índice de satisfação por parte dos consumidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!