Estudo do CGI.Br analisa proteção de dados dos usuários das plataformas digitais de educação

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br) lançou nesta quinta-feira, 29, o estudo "Educação em um cenário de plataformização e de economia de dados: problemas e conceitos". A pesquisa procurou discutir os problemas da "plataformização" da educação, fenômeno intensificado com a pandemia do Covid-19.

Elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre Plataformas na Educação Remota do CGI.br, o estudo procurou responder a questões como quais são os problemas e os desafios que este cenário traz e de como os dados e as produções de alunos, docentes e pesquisadores são armazenados, utilizados e compartilhados.

Entre os problemas apontados pelo estudo estão a falta de transparência das soluções adotadas por instituições de ensino, bem como a ausência de autonomia nacional em termos de infraestrutura tecnológica de suporte ao ensino e à pesquisa. O CGI também encontrou falhas relacionadas ao uso comercial dos dados de alunos brasileiros, assim como a vigilância de atividades educacionais.

Notícias relacionadas

A publicação aborda ainda ações estratégicas que podem ajudar a aprimorar a utilização da Internet no Brasil, com o incentivo ao desenvolvimento tecnológico nacional. "Essas questões precisam ser consideradas no escopo de uma política de governança de educação digital, para assegurar um ensino público gratuito e de qualidade alinhado aos parâmetros da ética e dos direitos humanos", reforça o conselheiro do CGI.br e coordenador do grupo de trabalho, Rafael Evangelista.

No evento de lançamento do estudo, Evangelista abordou os efeitos do uso e adoção de plataformas digitais no ensino e pesquisa durante a pandemia: como essas plataformas têm utilizado os dados pessoais de alunos e professores e quais os riscos para a proteção da privacidade desse público.

Evangelista explica que, com o início da pandemia, a rápida adoção de plataformas por instituições de ensino se tornou pauta recorrente nas reuniões do CGI.br, com especial atenção às questões relacionadas ao tratamento e ao uso dos dados dos usuários. "Considerando o ecossistema educacional, os integrantes mais vulneráveis são os que estão em maior número: as crianças e adolescentes facilmente se tornam alvo de publicidade, desinformação e manipulação do comportamento, dados os modelos de negócios das plataformas de redes sociais. Isso requer muita atenção", enfatiza.

Mais volumes

Segundo o CGI.Br, é o primeiro documento de uma série que reunirá três volumes, que pretendem analisar as preocupações e possíveis providências relacionadas ao destino e armazenamento dos dados de usuários das plataformas utilizadas no ensino. O tema tem sido tratado por especialistas de diversos países.

Os dois próximos livros da série serão lançados em 17 de novembro, em evento que acontecerá na sede do CGI.br/NIC.br., com transmissão pelo canal NICbrvideos no YouTube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!