Cetic.Br lança publicação com hábitos do uso da Internet no Brasil durante a pandemia

Foto: Pixabay

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) divulgou nesta terça-feira, 27, dados compilados do uso da Internet durante a pandemia no Brasil.

Os dados compilados foram tirados das três edições do Painel TIC COVID-19, que investigou temas como cultura e comércio eletrônico, serviços públicos online, telessaúde, privacidade, ensino remoto e teletrabalho.

A primeira edição do estudo revelou um aumento do comércio eletrônico, das atividades culturais online e do acompanhamento de lives durante a pandemia. No segundo módulo, foi possível conferir que a busca por informações e a realização de serviços públicos pela Internet cresceram durante o período, bem como práticas de telessaúde, mas que os usuários estavam preocupados quanto à privacidade e à proteção de seus dados pessoais.

Notícias relacionadas

Já a terceira e última parte do estudo destacou que o celular foi o dispositivo mais utilizado por usuários de Internet das classes DE para ensino remoto e teletrabalho . Para conferir todos os dados das três edições do Painel TIC COVID-19, acesse e faça o download gratuito da publicação em português e inglês .

"As edições do Painel TIC COVID-19 mostraram a intensificação do uso da Internet no Brasil no período da pandemia, incluindo atividades de entretenimento, consumo, educação e trabalho, entre outras. A pesquisa também evidencia a persistência de desigualdades no acesso e na apropriação dessas tecnologias, principalmente entre parcelas mais vulneráveis da população. Os dados são úteis para subsidiar políticas públicas de enfrentamento à pandemia e a orientar ações do setor privado e do terceiro setor", explica Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.