Claro Box funciona em qualquer banda larga, mas operadora quer focar na oferta a seus clientes

Alessandro Maluf, diretor de produtos de vídeo da Claro

A Claro, principal operadora de TV por assinatura no modelo tradicional, já embarcou no universo do streaming,  com a Claro Box TV, lançada no início do ano. Segundo o diretor de Produtos de Vídeo da operadora, Alessandro Maluf, embora o serviço ainda esteja sendo oferecido à base de clientes da Claro, a meta é ampliar "para 60 milhões de lares", que são os assinantes da operadora em todos os serviços. Embora oferecido à base de clientes, o novo serviço funciona em qualquer rede de banda larga, e no médio prazo a Claro poderá iniciar um processo de venda mais intensivo em todo o Brasil, informa Maluf. "É apenas uma questão de uma decisão comercial e de estratégia".

O novo serviço, ao contrário do modelo tradicional prestado pela operadora, é um SVA, não sujeito às regras do Serviço de Acesso Condicionado e, portanto, é mais flexível em termos de empacotamento. "O objetivo é trazer uma alternativa, não abandonamos a pay TV tradicional", diz. Para Maluf, há uma forte demanda pelo modelo tradicional, e a prova disso é a própria pirataria do serviço. "A questão são os custos envolvidos. O modelo de menor custo operacional e o menor custo possível para o consumidor é uma medida para crescer o negócio de pay-TV. Não é um produto substituto, mas complementar ao cabo e ao satélite", diz Maluf. Segundo ele, por conta do custo da caixa e do câmbio, o investimento em aquisição de clientes é alto no novo serviço, mas com um custo operacional é mais baixo do que o tradicional.

A Claro tem ainda em paralelo o desenvolvimento do aplicativo Now, que traz os canais lineares e os conteúdos on-demand oferecidos na operadora. "O aplicativo está disponível para assinantes do serviço de TV tradicional e para assinantes do Claro Box, e é o mesmo aplicativo, apenas com a diferença de conteúdos correspondente ao plano do assinante", diz ele. Também nesse caso, diz, existe a possibilidade de que o aplicativo seja o começo de uma operadora virtual, como faz a DirecTV Go, mas isso também passa por algumas questões técnicas e, sobretudo, por uma estratégia comercial.

Notícias relacionadas

A Claro Box foi desenhada para levar mais flexibilidade ao serviço de TV, permitindo comprar um conteúdo de filmes sem ter que pagar pelo pacote básico do negócio tradicional. Também oferece melhor relação custo benefício, por conta das regras e da tributação diferenciada do SVA. Além disso, o linear é em uma experiência integrada com os aplicativos streaming. 

Para Maluf, o grande desafio na migração entre modelos de serviço é não levar mais custos ao consumidor. "Não podemos cair nas armadilhas do passado. Nunca houve tanta produção de conteúdo, uma mais grandiosa que a outra, o que traz custos. Temos que não repassar esse custo ao consumidor final", diz.

De acordo com Maluf, da Claro, a pirataria, que já era grave antes do ambiente IP, com roubo de equipamentos e troca de chaves dos cartões, ficou muito mais danosa para o mercado no ambiente do streaming. Ele não vê os serviços por streaming, como a Claro Box, como resposta à pirataria, embora sejam uma alternativa mais barata do serviço de vídeo. "Combater a pirataria desta forma é difícil, temos uma concorrência muito desleal", diz, defendendo uma ação coordenada de toda a indústria audiovisual no combate à pirataria.

Para ele, as plataformas de Internet e redes sociais precisam ser envolvidas e chamadas a ajudar a combater a pirataria, banindo anúncios de serviços irregulares. "Nós, que temos relações comerciais com as redes sociais, temos que pressionar para que bloqueiem esse tipo de anunciante", diz.

1 COMENTÁRIO

  1. O que você não falou sobre a claro box e que vc precisa ter um pacote de assinatura básico pra funcionar pois eles me deram o aparelho ao custo de 20 reais dizendo que funcionária os canais abertos mas pede assinatura até pra ver a Globo como qualquer outro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!