Dados da Anatel divulgados nesta quinta-feira, 29, mostram que o mês de maio terminou com 26,4 milhões de linhas ativas do serviço de telefonia fixa, o STFC. Isso representou uma diferença mensal, quando comparado com abril, de 1,4% de linhas a menos do serviço. Quando se compara com maio de 2022, a queda nos 12 meses foi de 5,9%.
A tecnologia mais usada no fornecimento do serviço de telefonia fixa é a fibra óptica. Segundo os dados da Anatel, o Brasil possui 12 milhões de linhas ativas com a tecnologia. Em segundo lugar está o cabo metálico de cobre, com 9,3 milhões.
As empresas autorizadas continuam na liderança, fornecendo o serviço a 52,8% do mercado. Isso corresponde a 13,9 milhões de acessos do serviço. As concessionárias atendem a 47,2% do mercado. Isso corresponde a 12,4 milhões de acessos do serviço.
A operadora líder do mercado é a Claro, com 7,7 milhões de clientes. Em segundo está a operadora Oi, com 7,4 milhões de usuários. A Vivo vem em terceiro, com 6,8 milhões de clientes.
A maioria dos clientes que possuem telefone fixo são pessoas físicas, com correspondendo a 14, 3 milhões de clientes. Já as pessoas jurídicas, somam 11,9 milhões de clientes.