BlackBerry anuncia terceiro centro de tecnologia no Brasil

A BlackBerry anunciou nesta quarta, 29, seu terceiro Centro de Tecnologia BlackBerry do Brasil em parceria com a Empresa Júnior de Informática, Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP/IME-Jr). O laboratório foi instalado na própria sede da empresa na capital paulista e deve começar a operar no dia 1º de julho. A iniciativa é parte do programa global de tech center da fabricante, que já contava com outros dois laboratórios no País – um em Maceió, com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e outro em Recife, com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A meta da BlackBerry é ter pelo menos cinco centros no Brasil e os próximos a serem anunciados serão no Rio de Janeiro, em parceria com a PUC-Rio; e outro em Belo Horizonte, com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Notícias relacionadas
O vice-presidente sênior de relações com desenvolvedores e desenvolvimento de ecossistemas da empresa, Alec Saunders, que está em vista ao Brasil e falou com exclusividade a este noticiário, explica que o objetivo dos laboratórios é ajudar a criar oportunidades de negócio para fomentar o empreendedorismo e oferecer treinamento, espaço e recursos necessários para ajudar estudantes e desenvolvedores na criação e nos testes dos aplicativos móveis. "O programa no Brasil superou todas as expectativas e o modelo adotado aqui será implementado nos demais centros tecnológicos da BlackBerry em todo o mundo", revela Saunders. Ele explica que a parceria com as universidades é a principal diferença do programa brasileiro. "Até então, tínhamos centros dentro de incubadoras de start-ups para oferecer suporte técnico a desenvolvedores, mas sem o envolvimento de estudantes. A proximidade com as universidades deu muito certo e estamos vendo o desenvolvimento de aplicativos não apenas para atender demandas locais, mas que também podem ser adotadas em nível global", acrescenta o evangelista sênior da BlackBerry, Tom Anderson.

O evangelista da BlackBerry no Brasil, Demian Borba, conta que o programa brasileiro prevê dez alunos bolsistas que recebem treinamento e depois passam a disseminar o conhecimento e dar suporte técnico a desenvolvedores para o sistema operacional BlackBerry 10 (BB10). "O suporte técnico para desenvolvedores era a primeira meta dos tech centers, mas hoje o que vemos é que em 80% do tempo os estudantes têm liberdade para criar e inovar", garante. Até o momento, o centro de Maceió desenvolveu mais de 20 apps para BB10 desde que foi criado, em dezembro de 2012. O de Recife, por sua vez, desenvolveu outros dez apps desde janeiro deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!