Cisco e NEC anunciaram nesta quinta-feira, 29, uma colaboração estratégica com a TIM. A parceria visa melhorar o desempenho da rede, a qualidade do serviço e a visibilidade da tele, a partir de automação e análise de dados avançada.
A ideia surgiu a partir da identificação pela TIM de áreas-chave em que poderia implementar melhorias, incluindo visibilidade de ponta a ponta, automação e garantia de qualidade da rede.
A Cisco e a NEC então propuseram uma solução abrangente que expande o monitoramento da rede, contemplando domínios de transporte, desde roteadores de estação rádio base até backhaul metropolitano e regional, e backbone nacional, incluindo redes de terceiros.
Neste sentido, a plataforma Accedian Skylight (que faz parte da Cisco), implementada por meio de sensores inteligentes distribuídos através de Smart SFPs e algoritmos de Inteligência Artificial e Machine Learning, será implementada para fornecer uma visão centralizada de toda a rede, proporcionando escalabilidade para gerenciar milhares de dispositivos, totalmente integrados na arquitetura da TIM.
Com suporte local da NEC no Brasil, a iniciativa inclui o fornecimento de novas plataformas de hardware e software, serviços de instalação e consultoria, treinamento, além de um contrato de suporte de três anos.
Ao obter melhores insights sobre a percepção e satisfação do cliente (NPS) por meio de visibilidade, monitoramento e análise de desempenho, a tele busca desenvolver a Qualidade da Experiência (QoE, na sigla em inglês) e a Qualidade do Serviço (QoS).
"Como uma das principais operadoras móveis de 5G, a TIM Brasil está entusiasmada com a parceria com a Cisco e a NEC para aprimorar nossas capacidades de rede e fornecer uma experiência de alta qualidade para os nossos clientes. Juntos, pretendemos redefinir os padrões da indústria e oferecer uma infraestrutura de telecomunicações mais avançada no Brasil", diz Marco Di Costanzo, CTO da TIM Brasil, em comunicado.
"A NEC, juntamente com a Cisco, nossa parceira global, tem orgulho de oferecer nossos serviços à TIM Brasil. Nosso Centro de Excelência dá ênfase à automação de rede para aprimorar as operações e a qualidade da rede de nossos clientes. Continuamos empenhados em melhorar as nossas capacidades de serviço para apoiar o sucesso empresarial dos nossos clientes", afirmou Masayuki Kayahara, diretor geral do Departamento de Soluções para Provedores de Serviços da NEC Corporation.
"Juntamente com a NEC e a TIM Brasil, estamos demonstrando como podemos aproveitar o poder dos algoritmos de IA/ML para coletar, gerenciar e processar bilhões de pontos de dados que podem resultar no sucesso ou fracasso da rede", disse Kevin Wollenweber, vice-presidente sênior e gerente geral de Data Center e Conectividade de Provedores da Cisco Networking.