Oi questiona escopo e regime público em novos editais da telefonia fixa

Telefonia fixa e a Oi. Foto: Pixabay/TELETIME

Em contribuição à consulta pública da Anatel sobre os possíveis novos editais de concessão da telefonia fixa (STFC), a Oi realizou uma série de questionamentos ao modelo proposto pela agência – incluindo à manutenção do serviço em regime público e ao eventual escopo geográfico da prestação.

Para uma nova concessão do STFC após 2025 (quando vencem os contratos atuais), a Anatel trabalha com proposta de incluir no edital todas localidades hoje atendidas apenas em regime público de telefonia fixa (cerca de 14 mil) e também cidades consideradas pouco competitivas e não competitivas no varejo de voz, como forma de atrair mais interessados.

A Oi, contudo, "entende que não apenas deve ser revista a decisão por manter a exploração do STFC sob o regime de concessão após 2025, mas também que deve ser reconfigurada a área de prestação, para que, mesmo sob o regime privado, seja restrita às localidades que contam com o STFC prestado em regime público como única alternativa de comunicação por voz".

Notícias relacionadas

Dessa forma, as cidades consideradas pouco competitivas no mercado de voz ficariam de fora da equação, propõe a empresa. A Oi vê baixo risco de desatendimento de usuários nessas localidades, sobretudo por conta de obrigações de cobertura associadas a leilões de espectro como o 5G.

"É certo que as localidades que se enquadrem nessa situação não devem ser contempladas na área de prestação do novo ciclo de exploração do STFC", colocou a tele. A Oi também afirmou que em caso de aplicação de valores do Fust nas novas concessões – como está proposto -, haveria risco de sobreposição de recursos públicos nas cidades que possuem compromissos contratados.

O número exato dos municípios que devem ser incluídos nos novos editais também seria incerto, lamentou a Oi: essa definição depende de outros processos da Anatel como o novo Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), que entrou em consulta apenas nesta semana. Dessa forma, a empresa pede publicidade sobre detalhes dos novos editais, inclusive as minutas de contratos.

Regime

Na condição de atual concessionária do STFC com a maior abrangência geográfica dentre todas as concessões, a Oi ainda questionou a decisão da Anatel de manter o regime público para a prestação do serviço – uma vez que entende a extinção da modalidade como "imperativo legal" após a Lei nº 13.879/2019, que mudou o modelo de telecomunicações.

"A Agência não apenas se distanciou da orientação legal, como o fez a partir de uma motivação insuficiente, sem avaliar com a devida profundidade os custos e benefícios de alternativas que pressupõem a extinção do regime público de prestação do STFC", declarou a tele, na contribuição à consulta.

Vale notar que a operadora ainda busca a adaptação de sua concessão para o regime privado de autorização, mas discordando frontalmente dos valores exigidos pela Anatel para o processo. Este é um dos temas de conciliação em curso entre as partes, no âmbito do TCU.

Bens reversíveis

Outra preocupação da operadora é com a reversibilidade de bens empregados na prestação de serviços de telefonia fixa. Como no modelo planejado pela Anatel as eventuais novas concessionárias poderão ou não recorrer a tais ativos reversíveis, a Oi questiona quem ficaria responsável pela indenização às atuais concessionárias por bens não integralmente amortizados ou depreciados.

"Decidiu-se por estabelecer que a indenização deve ser considerada na remuneração a ser paga pela nova outorgada pela utilização de bens reversíveis da antiga concessionária. Sobre esse ponto, embora, a princípio, o arranjo jurídico pareça possível, é de rigor considerar que a responsabilidade final pela indenização é da União", afirmou a operadora.

"Mesmo para os bens que a nova concessionária decida não utilizar ou que sequer seriam objeto da reversão, por estarem fora do escopo geográfico definido para o novo serviço, subsistiria o dever de indenizar, caso não se encontrem completamente amortizados ou
depreciados no encerramento do contrato de concessão. Não é razoável supor que ao manter a posse dos bens reversíveis, a antiga concessionária teria condições de explorá-los e amortizá-los integralmente", prosseguiu a operadora.

Ainda sobre os bens reversíveis, a Oi também defendeu que fosse retomada a ideia de se pensar em incentivos para a alienação da infraestrutura legada para o futuro concessionário.

1 COMENTÁRIO

  1. A OI cancela linhas telefônicas do nada, tem liminares judiciais e não reativa a linha, tem várias reclamações na ANATEL sobre e NADA é feito e nem sei como uma empresa desta ainda continua opera do SEM ser casada a concessão….
    Essa empresa é uma vergonha nacional….

    Há só aqui são três processos judiciais sendo dois para o mesmo número comercial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!