Conectividade ampliou produtividade de fazenda em 18%, aponta estudo

Foto: TIM Brasil/Divulgação

A Case IH (marca da CNH Industrial) obteve uma safra 2022/2023 18% mais produtiva do que a safra anterior após receber o projeto 4G TIM no Campo, apontou um estudo desenvolvido pela Agricef e a Unicamp.

A avaliação ocorreu na Fazenda Conectada, localizada em Água Boa, no Mato Grosso, que recebeu a conectividade em 2021. Como resultado, a safra mais recente também seria 13,4% mais produtiva do que a média do Brasil, afirmam as empresas. 

Foram analisados diversos fatores, estruturados em três pilares: Eficiência Agrícola, Viabilidade Econômica e Sustentabilidade das operações. Com uma produção total de 12.925 toneladas, a conectividade foi responsável pelo aumento de 3,5% da produtividade, resultando em 2,35 sacas de soja a mais por hectare, em uma área de 3,2 mil ha. Isto em um comparativo com outra fazenda sem Internet na mesma região – e isolando outros fatores.

Notícias relacionadas

Haveria benefícios também em outros fatores, como a eficiência operacional e economia no consumo de combustível. As máquinas diminuíram o tempo de motor ocioso em 5,7% e aumentaram o tempo de trabalho em 4,2%. Isso proporcionou a redução de três dias de trabalho na janela de colheita. Além da redução de 25% do consumo de combustível em litros/ha, representando uma economia de mais de R$ 300 mil na safra 22/23.

"Os dados nos mostram como a conectividade impacta efetivamente no resultado final da safra. O monitoramento em tempo real permite que dados se tornem informações e que a tomada de decisão seja mais rápida e eficiente", comenta Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina.

Sustentabilidade

Outro objetivo da Fazenda Conectada Case IH era tornar-se mais sustentável. Com a economia de combustível e de fertilizantes, além do aumento da produtividade da safra, o estudo mostrou que a fazenda reduziu a emissão de carbono em 12,5 kg de CO² equivalente/t de soja. Isso representa 10% de queda na intensidade de emissão do poluente.

Com um investimento de R$ 1,4 milhão, que incluía antena, manutenção, kit de telemetria para as máquinas e consultoria, calculou-se que a Fazenda Conectada terá o retorno financeiro em um ano e meio. A análise levou em consideração a área da fazenda e o aumento de 2 sacas/ha, que foi o ganho real que a conectividade proporcionou entre uma safra e outra.

As duas antenas instaladas pela TIM ainda puderam ser aproveitadas no dia a dia da população de mais de 25 mil habitantes de Água Boa, que vive no entorno da fazenda. O sinal de Internet chegou a mais de 27 escolas e universidades, além de 10 hospitais e unidades de saúde que não possuíam acesso à rede 4G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!