A Huawei anunciou algumas cifras sobre a operação da companhia nos três primeiros trimestres de 2023 em comunicado nesta sexta-feira, 27. Os números indicaram estabilidade na receita e alta no lucro da fornecedora.
A receita no acumulado do ano foi de 456,6 bilhões de yuans (cerca de US$ 62 bilhões), em um aumento anual de 2,4%. Se calculado apenas o valor do terceiro trimestre, foram 145,7 bilhões de yuans (US$ 19,9 bilhões), ou alta nominal de 1%.
Já a margem de lucro líquido da companhia saltou de 6,1% para 16% na comparação de nove meses de 2023 com o mesmo período de 2022, indicando alta na lucratividade da fornecedora.
De acordo com o presidente rotativo da companhia, Ken Hu, o desempenho positivo em 2023 está alinhado com as previsões feitas pelo grupo. "Para o futuro, manteremos o aumento do nosso investimento em pesquisa e desenvolvimento para aproveitar ao máximo o nosso portfólio de negócios e levar a competitividade dos nossos produtos e serviços a novos patamares. Como sempre, nosso objetivo é criar maior valor para nossos clientes, parceiros e sociedade", comemorou o executivo.
A melhora nos resultados tem sido vinculada ao negócio de smartphones da fornecedora. De acordo com o Mobile World Live, a Huawei indicou estabilidade na unidade de infraestrutura de TIC e o crescimento das receitas dos negócios de consumo. "Nossos negócios de energia digital e de nuvem experimentaram um forte crescimento e nossos novos componentes para veículos inteligentes continuam a ganhar competitividade", afirmou Ken Hu, segundo o portal de notícias.
Conforme as sanções aplicadas pelos Estados Unidos avançaram, a empresa também passou a focar em novos modelos de negócio. Automóveis autônomos e serviços de automação industrial (tanto para fábricas como para portos) são alguns dos exemplos de investimentos recentes. (Colaborou Henrique Julião)