Para Abranet, estratégia de escolas conectadas tem desafio de alcançar rincões

Jesaias Arruda, vice-presidente da Abranet

Na avaliação do vice-presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Jesaias Arruda, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, lançada na última terça-feira, 26 pelo governo federal, é um importante passo para a inclusão digital, mas também trará grande desafio de viabilizar essa conectividade em um País de dimensões continentais como o Brasil. O projeto prevê levar Internet a todas as escolas públicas do Brasil até 2026. O investimento previsto no total é de R$ 8,8 bilhões.

"O Escolas Conectadas pode ser visto como um primeiro passo para gerar inclusão digital, um dos temas mais urgentes do momento, além do letramento digital. Os investimentos e ações de inclusão digital não podem estar concentrados apenas zonas centrais. O desafio é atingir todas as áreas do País, as regiões ribeirinhas, quilombolas, as favelas e outras. Todas as áreas menos favorecidas vão precisar de conectividade para que a inclusão digital posse ser realidade", afirmou Arruda, após a cerimônia de lançamento do projeto, em Brasília.

Do ponto de vista das empresas do setor de Internet, Arruda destaca que a Abranet entende que a estratégia lançada abre oportunidades para pequenos, médios e grandes provedores, por meio dos investimentos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "Existem boas oportunidades para as empresas que atendem regiões próximas a escolas e hospitais. O governo demonstra com essa iniciativa que está empenhado em investir para trazer mais tecnologia para o mercado", analisa.

Notícias relacionadas

Ainda segundo Arruda, o lançamento do Escolas Conectadas tem um relevante significado, em um momento que o País volta sua atenção para a importância da Internet como uma das bases da educação. "A Internet é base para tudo. Tanto para que os dados possam ser utilizados como base de análise, quanto para que a inteligência artificial seja aplicada. Para tudo isso, é preciso ter Internet. A conectividade é fundamental para que, de fato os alunos 'sejam digitais' ", define.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!