Padtec anuncia geração de transponders de até 2,4 Tbps de capacidade

Sede da Padtec em Campinas (SP). Foto: Divulgação

A fabricante brasileira Padtec anunciou uma nova plataforma de produtos DWDM para transmissão de dados. Anunciada nesta quarta-feira, 27, a linha LightPad Max tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2024.

A nova geração de transponders vai oferecer até 1,2 Tbps por canal óptico (ou 2,4 Tbps no total), numa mecânica de 1U de altura. O primeiro produto da linha será um transponder dual segregado (standalone) de até 800 Gbps por canal óptico (1,6 Tb/s no total), para médias, longas e ultra longas distâncias.

O equipamento tem como objetivo reduzir o custo por bit transmitido em sistemas ópticos coerentes, com elevada eficiência energética – de modo a se adequar às tendências internacionais de aumento do uso de aplicações. "Uma das novidades técnicas do produto está na taxa de símbolos transmitidos, que será de 140 Gbaud, o dobro do valor disponível nos equipamentos atuais", informou Argemiro Sousa, diretor de operações de equipamentos da Padtec.

Notícias relacionadas

"Com uma taxa de símbolos mais alta, é possível atingir maiores capacidades de transmissão nas redes DWDM utilizando uma quantidade menor de canais, o que representa economia de custos por bit e redução significativa no consumo de energia", explicou Sousa.

O novo produto será fabricado no Brasil e poderá ser financiado por meio das linhas de crédito oferecidas pela Padtec. Entre elas, destacam-se o FIDC Funttel Padtec, financiado por intermédio do BNDES, da Finep, de "vendor financing" com bancos privados e operações de "forfait" para vendas internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!