Início Newsletter Stir/Shaken funciona a partir do Android 11, informa Google

Stir/Shaken funciona a partir do Android 11, informa Google

Google Android. Foto: Pixabay

[Do Mobile Time] O Stir/Shaken, solução que as operadoras móveis começam a implementar nesta semana para a identificação de chamadas de telemarketing ativo, funciona em smartphones Android a partir da versão 11 desse sistema operacional, informa o Google.

Notícias relacionadas

Isso representa 78% da base de aparelhos Android no Brasil, de acordo com dados da StatCounter. A versão mais popular de Android no País é o Android 13, que representa 34% da base nacional, seguido pelo Android 12 (17%); 11 (16%); 10 (11%); 14 (10%); e 9 (3%). Os dados da StatCounter se referem ao mês de fevereiro de 2024.

Cabe ressaltar que o fato de o Stir/Shaken ser compatível em smartphones com Android 11 ou superior não significa que vá funcionar imediatamente em todos os aparelhos a partir dessa versão. É preciso que o app de chamadas telefônicas utilizado pelo consumidor também esteja preparado para o Stir/Shaken.

Em comunicado enviado a Mobile Time (parceiro de conteúdo do TELETIME), o Google informou que está colaborando com os testes das operadoras móveis e dos fabricantes para a implementação da novidade.

"O Google já oferece suporte aos protocolos STIR/SHAKEN desde o Android 11, oferecendo mais segurança e permitindo que os apps de ligação identifiquem chamadas de spam e informem os usuários antes de atender uma chamada. No Brasil, estamos atualmente trabalhando com a Anatel, operadoras e fabricantes na realização de testes para sua implementação, prevista para os próximos meses", escreveu a empresa.

Com o Stir/Shaken, quando o usuário receber uma chamada de telemarketing ativo de uma empresa que adotar a solução, a tela do smartphone apresentará, além do número de quem liga, o nome da empresa, sua logomarca e o motivo da ligação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!