Concessionária do Porto de Santos contrata TIM e Nokia para rede privativa 5G

Porto de Santos. Foto: Divulgação/TIM/Nokia/BTP

A TIM e a Nokia foram escolhidas pelo Brasil Terminal Portuário (BTP) para construir e operar uma rede privativa 5G no terminal de contêineres no Porto de Santos (SP). Segundo as empresas, trata-se da primeira rede privada 5G no setor na América Latina, e que evoluirá para uma estrutura definitiva com a disponibilização comercial da faixa de 3,5 GHz após liberação da Anatel para a cidade, o que deverá acontecer até 1º de janeiro de 2023.

A BTP  pretende implantar soluções para "aumentar a conectividade dos equipamentos e, consequentemente, a sua eficiência operacional". Para tanto, o projeto conta com a plataforma de automação de cloud da Nokia (NDAC, na sigla em inglês), focada em redes críticas. 

De acordo com as empresas, a conectividade 5G viabiliza monitoramento remoto e em tempo real de equipamentos, guindastes de diferentes portes e atividades e com gestão realizada a partir de uma central. Também será utilizada para a comunicação entre os 1,4 mil funcionários, incluindo com ferramentas e aplicações próprias. 

Notícias relacionadas

Provas de conceito utilizando a rede de acesso e core privado foram realizadas para avaliar velocidade, cobertura e latência. "Os resultados foram positivos e atingiram as metas e especificações estabelecidas pelas equipes técnicas da BTP", dizem as companhias no comunicado. Para a companhia portuária, o projeto faz parte de um pacote de investimentos associados à renovação da concessão do Porto de Santos por mais 20 anos, buscando aumentar a capacidade operacional com a tecnologia. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!