Telefônica destaca "capacidade industrial" de instalação de rede de fibras

A Telefônica aproveitou a oportunidade de falar na abertura da Futurecom, que acontece esta semana em São Paulo, para destacar o crescimento da empresa na oferta de acesso por fibra óptica. "Hoje, temos condições de instalar fibra na casa do usuário em escala industrial", disse o presidente do grupo no Brasil, Antônio Carlos Valente. Segundo ele, em 2010 a Telefônica já está instalando 100 vezes mais fibras do que em 2009. "Já são mais de 400 mil homes-passed, principalmente na cidade de São Paulo. Hoje temos 200 equipes instalando milhares de casas por mês, permitindo que o tempo de atendimento a um cliente seja substancialmente reduzido", disse Para ele, enquanto algumas empresas "tem a ideia de começar esse projeto de uma rede de fibras, nós já temos ele estabelecido em base industrial".
Valente destacou também a cobertura 3G da Vivo, hoje parte do grupo Telefônica. Este mês, foram 831 municípios, e serão 2.832 até dezembro de 2011. "Chamamos de Internet móvel para não criar muitas expectativas. Mas são quatro municípios novos conectados por dia pela Vivo com 3G. Somando fixos e móveis, crescemos 4,5 mil acessos banda larga por dia no Brasil".
Valente destacou que o grande desafio é a preparação das redes para o volume de tráfego que os serviços de vídeo criarão. Hoje, 60% do tráfego nas redes internacionais da Telefônica já é vídeo.

Notícias relacionadas
Valente destacou que as próximas fronteiras para as operadoras estão no mercado de machine-to-machine (M2M), na broadband TV, nas aplicações de saúde digital e cloud computing. "Por isso decidimos criar uma empresa de inovação no Brasil, uma subsidiária de pesquisa e desenvolvimento de produtos em linha com as frentes de serviços corporativos, mas baseada no Brasil e com visão integrada fixo e móvel, aproveitando o material humano e pensando nas necessidades do país".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!