Japão pede apoio do Brasil para indicação à diretoria do Comitê de Padronização da UIT

O Ministério das Comunicações (MCom) recebeu nesta semana visita do vice-ministro de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, Hiroshi Yoshida. Na ocasião, o vice-ministro japonês solicitou ao Brasil apoio para indicação do país asiático à diretoria do Comitê de Padronização (UIT-T) da União Internacional de Telecomunicações.

Segundo informou a pasta, a posição brasileira será anunciada na durante a Conferência Plenipotenciária da UIT que acontece em Bucareste, na Romênia, entre 26 de setembro e 14 de outubro. Na reunião, também foram discutidas questões relacionadas à implementação de tecnologias, visando fortalecer a relação entre os países nos setores de radiodifusão e telecomunicações.

Para a secretária-executiva do MCom, Estella Dantas, temas como a TV 3.0 e o 5G, já inaugurado em 12 capitais do Brasil, são oportunidades para estreitar os laços entre as duas nações. Em julho, uma delegação do MCom integrou missão oficial ao Japão para debater o futuro dos padrões tecnológicos para TV Digital, o conceito de arquitetura de rede OpenRAN e a reativação do Fórum ISDB-T Internacional. A secretária destacou que outro evento sobre o tema, em Manaus, terá como pauta principal a conectividade na floresta Amazônica.

Notícias relacionadas

Dantas ressaltou que está sendo conduzida parceria para troca de programação e know-how tecnológico entre a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e a empresa pública de radiodifusão nipônica, a NHK. Também participaram do encontro o secretário de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão; a assessora Especial de Assuntos Internacionais do MCom, Yasmin Azevedo; e o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!