O Ministério das Comunicações (MCom) recebeu nesta semana visita do vice-ministro de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, Hiroshi Yoshida. Na ocasião, o vice-ministro japonês solicitou ao Brasil apoio para indicação do país asiático à diretoria do Comitê de Padronização (UIT-T) da União Internacional de Telecomunicações.
Segundo informou a pasta, a posição brasileira será anunciada na durante a Conferência Plenipotenciária da UIT que acontece em Bucareste, na Romênia, entre 26 de setembro e 14 de outubro. Na reunião, também foram discutidas questões relacionadas à implementação de tecnologias, visando fortalecer a relação entre os países nos setores de radiodifusão e telecomunicações.
Para a secretária-executiva do MCom, Estella Dantas, temas como a TV 3.0 e o 5G, já inaugurado em 12 capitais do Brasil, são oportunidades para estreitar os laços entre as duas nações. Em julho, uma delegação do MCom integrou missão oficial ao Japão para debater o futuro dos padrões tecnológicos para TV Digital, o conceito de arquitetura de rede OpenRAN e a reativação do Fórum ISDB-T Internacional. A secretária destacou que outro evento sobre o tema, em Manaus, terá como pauta principal a conectividade na floresta Amazônica.
Dantas ressaltou que está sendo conduzida parceria para troca de programação e know-how tecnológico entre a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e a empresa pública de radiodifusão nipônica, a NHK. Também participaram do encontro o secretário de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão; a assessora Especial de Assuntos Internacionais do MCom, Yasmin Azevedo; e o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi.