Os Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) confirmaram o repasse de R$ 60 milhões para conectar mais de 8 mil escolas rurais e beneficiar mais de 3 milhões de alunos com banda larga até o fim do ano. A valor, na realidade, é a segunda parcela do contrato entre os dois ministérios, que prevê repasses anuais até 2023 até chegar ao total de R$ 360 milhões. O anúncio foi feito pelas pastas e pelo presidente Jair Bolsonaro na última sexta-feira, 23.
O contrato entre os dois ministérios faz parte do programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), que tem o objetivo de levar conexão em banda larga para locais isolados do país. A instalação da conexão e da infraestrutura é feita pela Telebras utilizando o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC). Segundo levantamento do MCTIC, até o momento, o Gesac já conectou 9 mil pontos e 7.800 escolas, com mais de 2,2 milhões de alunos conectados.
Em cerimônia de sexta-feira, o ministro do MCTIC, Marcos Pontes, recebeu do ministro do MEC, Abraham Weintraub, um cheque simbólico no valor do repasse entre ministérios. (Com informações da assessoria de imprensa do MCTIC)