Algar inicia testes de 5G na faixa de 3,5 GHz

Foto: Reprodução/Huawei

Em parceria com a Huawei e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Algar Telecom também começou a fazer testes com a tecnologia 5G na segunda quinzena deste mês. Segundo a operadora mineira anunciou nesta segunda-feira, 26, a empresa obteve junto à Anatel a licença em caráter de teste e pesquisa científica para as experimentações. Como tem sido o foco inicial do mercado brasileiro para a quinta geração, a faixa escolhida é a de 3,5 GHz. 

Os testes foram realizados em laboratório com smartphones Mate 20X 5G, da Huawei e que ainda não está disponível comercialmente. A Algar utilizou ainda roteadores domésticos similares aos utilizados em Wi-Fi, também da fornecedora chinesa (o 5G CPE Wifi 6), e dispositivo de realidade virtual PICO NEO 6DoF All-in-one.

Com a tecnologia, a Algar alcançou velocidade de 1.054 Mbps (ou seja, acima de 1 Gbps) no downlink, e 114 Mbps no uplink. Em latência, a operadora conseguiu chegar a 6 ms – a empresa lembra que no 4.5G, "em boas condições", a tecnologia chega a 15 ms. "Como as especificações da nova arquitetura do core de rede do 5G ainda estão em andamento, a tendência é que essa latência caia ainda mais, permitindo no futuro serviços de máxima confiabilidade e baixíssima latência, como carros autônomos, controle de drones e robôs a distância", comentou em comunicado o diretor de operações e tecnologia da Algar, Luis Lima.

Notícias relacionadas

Além da Algar, outras operadoras também estão realizando testes com 5G. Também com a Huawei, a TIM iniciou demonstrações em Florianópolis, embora tenha testes também em Santa Rita do Sapucaí (MG) com a Ericsson; e em Campina Grande, com a Nokia. A Claro demonstrou em outubro passado aplicações 5G com diversos fornecedores. Já a Oi tem efetuado testes em Búzios (RJ), mais uma vez com a Huawei como fornecedora. Em comum, todas as teles têm usado a faixa de 3,5 GHz – justamente a que está com maiores entraves para a liberação no futuro leilão em 2020, uma vez que ainda há discordâncias em relação ao impacto da interferência na banda C nos equipamentos de TV parabólica, os TVROs. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!