Brasil tem 5G mais veloz da América Latina, mas pouca disponibilidade, diz relatório

Foto: Michelle guimarães/Pexels

Um relatório divulgado pela Opensignal apontou o Brasil como o País com a internet 5G mais rápida entre as nações da América Latina.  De acordo com o estudo, a velocidade média de download da conexão por aqui, em maio, alcançou 345,4 Mbps – valor bem superior ao observado pela segunda colocada, Guatemala (238,6 Mbps). Com isso, o Brasil se posicionou na terceira colocação mundial, atrás da Coreia do Sul (435,5 Mbps) e Singapura (376,8 Mbps), respectivamente.

Brasil fica em primeiro lugar nos indicadores de desempenho 5G latino-americanos em download e pico de download. Foto: Opensignal

No entanto, quando o assunto é disponibilidade da rede, a ilha de Porto Rico fica na primeira colocação entre os países latino-americanos e, também, do restante do mundo. Segundo a Opensignal, os porto-riquenhos passam 48,4% do tempo conectados a uma rede 5G. Os brasileiros, por outro lado, passam apenas 8,3% do tempo ligados à quinta geração de Internet móvel.

Notícias relacionadas

O relatório da Opensignal diz ainda que "a chave para o sucesso do Brasil são as implantações de 5G standalone (SA) na banda de 3,5 GHz, que foram lançadas no país desde julho de 2022 primeiro – primeiro em Brasília, seguido por outras capitais dos estados".

De acordo com a Anatel, o Brasil tem a maior rede 5G standalone do mundo. Ao todo, existem 1.712 cidades com a faixa de 3,5 GHz liberada para as operadoras entrarem com a oferta, seguindo números atualizados nesta quarta-feira, 26.

A maior economia da América Latina também obteve o maior pico de velocidade de download entre os vizinhos (753,1 Mbps). Quando o assunto é velocidade de upload, o Brasil fica na segunda posição regional (31,2 Mbps), atrás da Guatemala (42 Mbps) – que também dispara na qualidade de experiência em vídeo e apps de voz. Na experiência em jogos, o Brasil fica em primeiro lugar.

Relatório da Opensignal também tratou da experiência da rede em vídeo, games e apps de voz. Foto: Opensignal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!