Anatel libera 3,5 GHz para 5G em mais 102 cidades; confira lista

O grupo de acompanhamento da Anatel para a faixa de 3,5 GHz (o Gaispi) aprovou em reunião nesta quarta-feira, 26, a liberação da faixa de espectro para serviços 5G em mais 102 cidades a partir do dia 31 de julho. Confira aqui a lista completa.

Com a decisão, sobe para 1.712 o número de municípios onde o serviço de quinta geração em 3,5 GHz já pode ser ativado por operadoras. Segundo a Anatel, o universo abrange 145 milhões de brasileiros, o que corresponde a 69,3% da população.

A liberação em mais 102 cidades seguiu as diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a EAF já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e onde também concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.

Notícias relacionadas

"Para os próximos meses, a cada reunião do Gaispi mais cidades terão a faixa liberada de forma antecipada, conforme avancem as ações da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF)", prometeu a Anatel, em comunicado.

É importante ressaltar, contudo, que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a implementação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!