O grupo de acompanhamento da Anatel para a faixa de 3,5 GHz (o Gaispi) aprovou em reunião nesta quarta-feira, 26, a liberação da faixa de espectro para serviços 5G em mais 102 cidades a partir do dia 31 de julho. Confira aqui a lista completa.
Com a decisão, sobe para 1.712 o número de municípios onde o serviço de quinta geração em 3,5 GHz já pode ser ativado por operadoras. Segundo a Anatel, o universo abrange 145 milhões de brasileiros, o que corresponde a 69,3% da população.
A liberação em mais 102 cidades seguiu as diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a EAF já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e onde também concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.
"Para os próximos meses, a cada reunião do Gaispi mais cidades terão a faixa liberada de forma antecipada, conforme avancem as ações da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF)", prometeu a Anatel, em comunicado.
É importante ressaltar, contudo, que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a implementação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.