Enel suspende temporariamente cobrança por CTO em postes do Ceará

Envolvida em impasse com provedores regionais do Ceará sobre a cobrança adicional por caixa de terminação óptica (CTO) em postes, a Enel suspendeu temporariamente a medida – que passaria a valer no próximo dia 30 de novembro.

A decisão foi confirmada ao TELETIME nesta sexta-feira, 25, horas antes de uma medida cautelar da Aneel pedir a suspensão imediata da cobrança até que a questão fosse avaliada pela agência de energia elétrica e a Anatel. "A Enel Ceará informa que decidiu suspender a cobrança temporariamente e que segue em conversas com o Órgão Regulador sobre o tema", afirmou a empresa, em nota.

O movimento das reguladoras foi motivado após pedido de instauração de processo de resolução de conflitos pela Abrint no último dia 8 de novembro. Nesta sexta, os provedores regionais da associação foram informados que uma medida cautelar seria editada pela Aneel para vedar a cobrança por CTO, algo que foi confirmado ao final do dia.

Notícias relacionadas

A distribuidora de energia cearense, contudo, se adiantou à decisão cautelar. Em reunião pela parte da manhã também nesta sexta-feira, a Enel comuniciou a desistência temporária ao deputado estadual cearense Fernando Santana (PT), que tem intermediado diálogo entre a distribuidora e alguns provedores regionais do estado.

Como apontado por TELETIME, novembro seria um mês crítico para o impasse entre provedores e a dona dos postes cearenses, uma vez que 30 de novembro era o prazo fixado pela Enel para início da cobrança extra por CTO. Segundo as operadoras de telecom, a medida teria impacto direto nas faturas de clientes de banda larga.

Vale lembrar que a Anatel e a Aneel estão discutindo uma nova resolução sobre regras para compartilhamento de postes entre empresas de energia e de banda larga. Para a cadeia de telecom o tema é considerado prioritário, ao passo que a primeira proposta conjunta das reguladoras foi vista como não satisfatória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!