Anatel e Idec iniciam pesquisa sobre conectividade significativa

A Anatel e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) iniciaram, nesta sexta-feira, 25, a realização de uma pesquisa sobre conectividade significativa. A iniciativa também conta com a participação da União Internacional de Telecomunicações. O levantamento irá complementar a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, já em curso, e será realizado por telefone entre os meses de agosto e outubro, devendo entrevistar consumidores dos mais diversos perfis em todo o país.

A expressão "conectividade significativa" é usada para se referir a uma experiência na Internet que contribua para a inserção social e econômica dos usuários, de forma segura e com custo acessível para o consumidor. Para se alcançar esse nível de conectividade é necessário, além de uma infraestrutura de telecomunicações desenvolvida, que os consumidores tenham acesso aos dispositivos adequados e possuam as habilidades digitais necessárias para o melhor aproveitamento das atividades realizadas no mundo online.

Como resultado desta pesquisa, a Anatel e o Idec esperam obter informações sobre a experiência relacionada ao uso da Internet pelo celular e também pela Internet fixa, questões relativas à fruição e consumo dos serviços e acesso a políticas públicas, dispositivos utilizados para acessar a rede, bem como os principais perfis de atividades online realizadas. Os resultados devem contribuir para a implementação, por parte da Anatel e de outros órgãos públicos, de ações e políticas públicas mais efetivas relacionadas ao tema.

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Parceria

A parceria com o Idec surgiu a partir da apresentação dos resultados da pesquisa "Acesso à internet móvel pelas classes C, D e E", realizada pelo Instituto no âmbito da série de pesquisas sobre "Desafios para a universalização da Internet no Brasil", na reunião do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (Cdust), ocorrida em dezembro de 2022. O levantamento aborda barreiras e limitações no acesso à internet, além de hábitos de uso e navegação na rede pelas classes C, D e E.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), entidade integrante da Coalizão Direitos na Rede, tem 36 anos de história, atua de maneira independente de partidos e empresas, e é membro do Cdust em uma das vagas destinadas a representantes dos usuários de serviços de telecomunicações ou entidades de defesa do consumidor, públicas ou privadas, sem fins lucrativos. O órgão também integra o Conselho Consultivo da Anatel, como representante dos usuários de serviços de telecomunicações.

A Anatel, em consonância com seu Planejamento Estratégico 2023-2027, que tem foco no desenvolvimento da conectividade em benefício da sociedade, vem estruturando projetos e parcerias com outras entidades públicas, privadas, organismos internacionais e da sociedade civil para estimular a incorporação de habilidades digitais pela população brasileira, sobretudo dos mais vulneráveis, no contexto da conectividade significativa. Essas atividades se somam a experiência de 25 anos da Anatel em promover a ampliação do acesso ao mundo digital.

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