Anatel inicia pesquisa de satisfação com operadoras; veja quem participa

A Anatel iniciou neste mês de julho a coleta de dados da nona edição anual da pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações.

Nesta edição, serão ouvidos consumidores dos serviços de telefonia fixa, telefonia celular, banda larga fixa e TV por assinatura que sejam clientes das prestadoras Algar, BR Super, Brisanet, Claro, Gigabyte, Ligga, Oi, Proxxima, Sky, Tim, Unifique, Valenet, Vero e Vivo. Obrigatória para os grandes grupos, a participação é facultativa entre prestadoras de pequeno porte.

Segundo a agência, mais de 72 mil consumidores serão entrevistados para avaliar a satisfação geral com a prestação dos serviços, bem como a qualidade do atendimento da prestadora, das informações a respeito do serviço contratado, do funcionamento e da cobrança ou recarga. O número de entrevista desta edição é menor que o da última edição da pesquisa, que foi de 88 mil consumidores.

Notícias relacionadas

A previsão é a de que os resultados desta edição sejam divulgados no primeiro trimestre de 2024. Além disso, a pesquisa também vai compor o Selo de Qualidade da Anatel, a ser atribuído anualmente às prestadoras, conforme estabelecido pelo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL), aprovado por meio da Resolução nº 717/2019.

A Anatel explica ainda que a pesquisa tem o objetivo principal de prestar informações sobre o desempenho dos serviços para a sociedade, saber a satisfação e percepção de qualidade dos consumidores por prestadora, serviço e unidade da federação e contribuir para nortear o trabalho da Anatel, contribuindo dentre outras para as atividades de fiscalização regulatória e execução das metas estratégicas da Agência.

Como funciona

As entrevistas são realizadas por telefone. As perguntas são relacionadas à satisfação e à qualidade percebida pelo consumidor, incluindo também algumas perguntas para efeitos de classificação do perfil sociodemográfico. A Anatel destaca que não é feita qualquer pergunta relacionada a número de documentos pessoais, e-mail para contato, endereço, número de cartão de crédito, dados bancários ou senhas.

Na última edição da pesquisa, os dados mostraram que o serviço de telefonia celular, tanto na modalidade pré-pago quanto pós-pago, apresentou queda no índice geral de satisfação e qualidade percebida pelo consumidor em 2022.

A pesquisa mostrou que a nota da percepção de qualidade dos consumidores em relação ao serviço pré-pago foi 7,70, enquanto no ano anterior foi 7,82. Já no pós-pago, este índice foi de 7,39 em 2021, caindo para 7,30 em 2022. A pesquisa feita pela agência ouviu 88 mil pessoas no total.

Para conferir os resultados das edições anteriores da Pesquisa, que é disciplinada pelo Regulamento das Condições de Aferição do Grau de Satisfação e da Qualidade Percebida junto aos Usuários de Serviços de Telecomunicações, aprovado pela Resolução nº 654, de 13 de julho de 2015, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!