SES registra crescimento de 3,12% na receita no semestre

O lançamento do satélite SES-6 em junho ajudou a operadora satelital a impulsionar sua receita no segundo trimestre deste ano, conforme divulgou a SES em seus resultados financeiros nesta sexta-feira, 25. A companhia registrou um crescimento anual de 0,77% no período, totalizando 473,3 milhões de euros. Entretanto, no acumulado do semestre, a receita foi de 938,9 milhões de euros, alta de 3,12%.

Notícias relacionadas
A operadora satelital destaca o crescimento de 13,7% nas receitas do mercado europeu e de 8,2% da divisão internacional, em grande parte por conta da contribuição do aumento de capacidade na América Latina com o início das operações do SES-6, em especial pelos serviços de DTH para o Brasil, e do SES-8 em fevereiro na região da Ásia-Pacífico.

O leilão de satélites brasileiro também foi destaque no relatório: a SES arrematou as posições 48°W (no valor de R$ 33 milhões) e 64°W (por R$ 26,8 milhões) em junho. Destacou ainda a parceria assinada em fevereiro com a Telefónica Global Solutions para capacidade de 290 MHz de banda C no satélite NSS-7 para "atender à demanda de rápido crescimento para os populares serviços de voz e dados da Vivo pelo Nordeste do Brasil". O acordo também atende ao Norte, prevendo backhaul para Macapá e Boa Vista, além de comunidades isoladas da Amazônia.

A Copa do Mundo no Brasil demandou 450 MHz de capacidade para "uso ocasional" da SES, entregando mais de 39 mil horas de cobertura para broadcast na América do Norte, América Latina e Europa.

A empresa confirmou o lançamento do SES-10 no segundo semestre de 2016, satélite que será lançado pelo Falcon 9 e que irá atender à América Latina na posição 67ºW. Por outro lado, a companhia afirma ter encontrado uma "anomalia" na plataforma do foguete Proton, remarcando o lançamento do Astra 2G (posição 28,2/28,5ºE, para Europa e Oriente Médio) para o quarto trimestre deste ano, atraso que deverá gerar menos receita no ano. A SES destacou ainda o lançamento em julho de mais quatro satélites da O3b Networks, operadora na qual possui participação no capital.

Outros resultados

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) da SES ficou em 348,8 milhões de euros, aumento de 2,35%. No semestre, o EBITDA cresceu 4,8%, totalizando 693,8 milhões de euros.

O lucro operacional aumentou 3,17% no comparativo de trimestres, somando 218,1 milhões de euros. Considerando a primeira metade do ano, a SES somou um total de 437,5 milhões de euros, crescimento de 7,1%. O lucro líquido no semestre foi de 290,9 milhões de euros, crescimento de 8,53%. A companhia informa ainda que a relação de dívida líquida com EBITDA ficou em 2,85.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!