A ZTE é forte no Brasil com a venda de DSLAMs para redes ADSL e pretende entrar também no mercado de terminais móveis. Porém, o segmento que mais enche de esperança o CEO da empresa no País, Eliandro Ávila, é o de plataformas de serviços de valor adicionado (SVA). Hoje, a maioria das operadoras no Brasil possui plataformas variadas para cada tipo de produto (SMS, MMS, portal WAP etc). Em alguns casos, onde houve fusões de operadoras, há até mesmo mais de uma plataforma para o mesmo produto. Ávila acredita que após a implementação do 3G, as teles começarão um movimento de concentrar os produtos de SVA em plataformas únicas. "Isso reduz os custos operacionais e dá mais agilidade para o lançamento de novos serviços", explica o executivo. E a ZTE espera conquistar um pouco desse mercado, pois tem exatamente uma plataforma que congrega diversos produtos ao mesmo tempo: SMS, MMS, voice mail, WAP, ringback tones, videochamada, downloads etc. Essa plataforma pode ser vendida por completo ou em módulos por produto. A Vivo é a primeira cliente: comprou recentemente o módulo de voice mail. "Acredito que a demanda por SVA vai aumentar muito no ano que vem com o 3G", aposta Ávila.
Valor adicionado