OpenRAN@Brasil lança plataforma para testes e experimentos

Imagem: Freepik

A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e o CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) estão em busca de interessados em utilizar a plataforma de testes (ou testbed) do programa OpenRAN@Brasil, para experimentos envolvendo pesquisa, educação e inovação.

De acordo com as instituições, propostas podem ser enviadas por meio deste formulário online. Entre os pontos abordados, o questionário pede detalhes sobre o projeto, como duração, objetivos e quais recursos serão utilizados. Cada proposta será avaliada por um comitê especializado. É esse grupo que vai determinar a possibilidade de atender ou não ao pedido de utilização da plataforma. Os selecionados contarão com infraestrutura experimental em 5G e Open RAN.

Os testbeds são laboratórios especializados que replicam as condições reais de operação das redes de telecomunicações. A plataforma permite que pesquisadores e desenvolvedores testem e validem diferentes componentes e funcionalidades em um ambiente seguro, sem afetar as operações das redes comerciais, segundo a RNP. 

Notícias relacionadas

O programa OpenRAN@Brasil foi criado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é acelerar o desenvolvimento do ecossistema de redes de acesso de rádio abertas e desagregadas a partir de pesquisa, inovação e capacitação em tecnologias e aplicações em 5G no País.

A iniciativa é liderada pela RNP e pelo CPQD. Entre os objetivos, também está o de aumentar a disponibilidade e o desempenho dessa rede "a fim de garantir a democratização do acesso em todo o País".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!