Venda de celulares irregulares cresce no país em 2023 e exige da Anatel ações para mitigação

Foto: Pixabay

Atualmente, são 146 os modelos de telefones celulares (smartphones) 5G certificados e homologados pela Anatel. A homologação dos aparelhos é pré-requisito para uso e comercialização do produto no Brasil. No entanto, vem sendo burlada ao longo deste ano. 

De acordo com apuração do Valor Econômico, a venda de celulares irregulares em 2023 deve alcançar 5 milhões de unidades, alta de 35,1% ante 2022. O volume equivale a 17% das unidades vendidas pelo mercado como um todo no quarto trimestre, mais do que o dobro do verificado em 2020 (8%), segundo a consultoria IDC Brasil.

Além disso, a Black Friday, que acontece nesta sexta-feira, 24, aumenta o alerta da Anatel e da indústria para as vendas de celulares e smartphones irregulares – contrabandeados ou importados sem homologação.

Notícias relacionadas

Em entrevista ao Valor, conselheiro-diretor na Anatel, Artur Coimbra de Oliveira, afirmou que  "a maior dificuldade do setor é coibir a entrada ilegal de aparelhos, o que vem ocorrendo muito pela fronteira do Paraguai.Então buscamos coibir a saída desses aparelhos ao consumidor pelos canais de venda de maior volume, como os marketplaces".

Como medidas contra a venda de aparelhos irregulares com varejistas on-line, a Anatel deve bloquear o cadastro de aparelhos sem os códigos de homologação por vendedores terceirizados e pedir a remoção de anúncios destes aparelhos do ar.  

As maiores fabricantes de smartphones 5G regulares são a Samsung, Motorola e Apple. A agência montou uma força-tarefa para denunciar anúncios de aparelhos irregulares na Black Friday, como parte da iniciativa "Celular Legal". Uma das medidas foi pedir a retirada de anúncios de um modelo da fabricante Xiaomi, o Note 12S, que não era homologado para venda no país. O próximo passo da Anatel será automatizar o acesso dos marketplaces à sua base de dados de celulares homologados, no começo de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!