Ex-CEO da Oi entre 2016 e 2017, o economista Marco Schroeder foi nomeado para vaga no conselho de administração da Telebras, como representante do Ministério das Comunicações (MCom). A indicação depende de aprovação em Assembleia Geral da estatal, que também escolheu outro ex-Oi – o executivo Levi Figueiredo – como novo diretor comercial.
Marco Schroeder fez parte do grupo Oi entre 2002 e 2017, atuando nas funções de CEO e diretor administrativo financeiro da tele durante período conturbado. Ele também exerceu postos de direção na Contax e na Portugal Telecom, ligadas na época à tele, além de somar passagens pela Net e Grupo RBS antes da longa passagem na Oi.
Atualmente, o economista é vice-presidente do Conselho Deliberativo do Fundação Sistel de Seguridade Social, fundo de pensão que cuida da aposentadoria de dirigentes e empregados de empresas da cadeia de telecom e que tem entre as patrocinadoras a própria Telebras, além de grandes operadoras privadas.
Schroeder terá mandato até abril de 2024 no conselho de administração da estatal – que recebeu nesta semana pedido de renúncia de Flávia Duarte Nascimento. Ex-MCom e Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, a profissional rumou para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Área comercial
Levi Figueiredo também tem passagem pela Oi – assim como Schroeder e Frederico de Siqueira Filho, atual presidente da Telebras. O novo diretor comercial atuou na área B2B na tele até 2016, seguindo para posto de diretor de gente e gestão da Rede Conecta/Serede (também do grupo Oi), onde ficou até 2021.
Recentemente, Figueiredo também foi diretor comercial na consultoria de recrutamento Uphill Capital Humano e head de gente e gestão na Imagem Geosistemas. Na Telebras o executivo vai substituir Marco Bafutto no posto de diretor comercial, exercendo mandato até abril de 2024.