A troca de farpas entre a Net e a Telefônica por conta do lançamento do Trio, opção triple play da operadora de telecomunicações, chegou à CVM. A Net enviou um comunicado ao mercado e aos meios de comunicação apontando as principais diferenças na oferta entre as duas empresas. ?O objetivo é esclarecer o público e os jornalistas para que possam fazer uma comparação entre o Net Combo (que reúne TV por assinatura, internet banda larga e telefonia fixa) e o outro serviço de forma mais transparente. A propaganda da concorrente não esclarece muitos pontos que levantamos no comunicado?, explica o diretor de produtos e serviços da Net, Márcio Carvalho.
O comunicado da Net, assim como o documento divulgado na semana passada pela Pro Teste, destaca, entre outros itens, que a oferta da empresa concorrente (sem citar especificamente o Trio da Telefônica) não inclui o custo da assinatura básica da linha telefônica de R$ 37,98, além de não somar o preço do provedor de acesso (ISP), R$ 19,90 mensais. ?Adicionados ao preço promocional do referido plano, faz com que a despesa mensal do consumidor suba para R$ 127,78 já na primeira fatura?, diz Carvalho.
O comunicado indica também que as ligações locais de Net Fone para Net Fone são gratuitas de forma ilimitada, sem necessidade de contratação de plano alternativo adicional e que as chamadas interurbanas são tarifadas como ligação local. ?As tarifas são únicas para cada tipo de chamada (independentemente do dia e hora da chamada), cobradas em minutos e apresentadas de forma detalhada na fatura mensal?.
A Net também ressalta que o Net Combo oferece 44 canais no plano básico inclusos na seleção, enquanto no Trio são 21 canais.
Por meio de comunicado, a Telefônica ressalta que a campanha de TV e todas as peças publicitárias do Trio remetem o cliente a procurar o canal de vendas 0800 12 15 20 para ter informações detalhadas sobre os serviços e as condições promocionais.
?Ao contatar a central de vendas, o cliente é informado que os R$ 69,90 anunciados com destaque nas peças publicitárias referem-se aos valores promocionais dos serviços de banda larga, TV e ?Fale à Vontade? (ligações locais fixo-fixo). Esses serviços serão agregados ao serviço básico de telefonia que o cliente possui junto à Telefônica, dentro das condições previstas no regulamento da Promoção". A empresa informa também que ?os 2 mil minutos oferecidos são suficientes para que um usuário médio fale, de fato, à vontade e sem custo adicional?.
Carvalho destaca que a Net não sentiu ainda o impacto do lançamento do triple play da Telefônica. "Estamos avançando em banda larga cada vez mais. A Telefônica tem um banco de dados com todas as informações sobre o uso de internet discada e não usa em proveito próprio", conclui Carvalho.