Renan contesta reunião da Anatel sobre TVA/Telefônica

Em breve nota divulgada na noite de sexta-feira, 24, a Editora Abril reagiu contra a iniciativa do deputado Wladimir Costa (PMDB/PA) de instalar uma CPI para avaliar a compra da TVA pela Telefônica. Além de ser controladora da TVA, a Abril é responsável pela revista Veja, publicação que tem concentrado a atenção do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB/AL). O senador tem reservado seus últimos discursos para atacar a revista e sua editora, levantando dúvidas sobre os negócios feitos com a Telefônica.
A nota, com apenas uma frase, mantém acesa a briga com Calheiros, ao sugerir que a iniciativa tem motivação política. "É uma tentativa espúria de alguns poucos, dentro e fora do Parlamento, para manipular a Câmara dos Deputados de modo a atingir a Abril pelos fatos que Veja tem revelado sobre o senador Renan Calheiros", informa a editora em sua resposta oficial.
A proposta de abertura da CPI foi apresentada na quinta-feira, 23, um dia antes da resposta da Abril. O deputado Wladimir Costa conseguiu recolher 182 assinaturas válidas em favor da investigação na Câmara dos Deputados. O pedido ainda precisa ser aprovado pelo presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT/SP), o que deve ocorrer ainda nesta semana.

Notícias relacionadas

Anatel na berlinda

A Anatel também está na mira do senador Renan Calheiros, que pretende suspender qualquer deliberação sobre o assunto TVA/Telefônica até que o Parlamento avalie a operação. Em seu discurso na sexta-feira, Calheiros pediu que o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e o presidente da agência, Ronaldo Sardenberg, suspendam uma reunião que estaria agendada para esta semana com o objetivo de tratar de mudanças acionárias no processo de compra da TV por assinatura pela concessionária do STFC.
O tema está na pauta da reunião semanal da Anatel sob a relatoria do conselheiro Antonio Bedran. O presidente do Senado diz que, na reunião, seria validada uma mudança societária ?com toda aparência de remendo?. Para o senador, o encontro servirá para trocar o que ele chama de ?laranjas? da operação. ?A idéia é maquiar uma transação ilegal que denunciei aqui mesmo deste Plenário. Querem trocar os acionistas ? os ?laranjas?, como foram chamados na oportunidade ?, na tentativa de aprovar o negócio flagrado na ilegalidade, conforme voto de um conselheiro da Anatel, publicado na própria Internet?, ataca em seu discurso.
Não é exatamente isso, contudo, o que deve acontecer na reunião. O que está pendente na avaliação por parte do conselho da Anatel é uma mudança no acordo de acionistas firmado entre TVA e Telefônica no caso específico da operação de cabo na cidade de São Paulo. A presidente da TVA, Leila Loria, informou no início do mês que a mudança consiste na eliminação das reuniões prévias de acionistas, constante no acordo, o que poderia ser feito sem problema.
A assessoria de imprensa da Anatel informou que o conselheiro Antônio Bedran não pretende retirar a análise do pedido da Abril da pauta da reunião semanal da agência. Portanto, o debate criticado pelo presidente do Senado continua agendado para a próxima quinta-feira, 30, às 15h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!