Amazônia Celular realiza transmissão Edge via satélite

A Amazônia Celular iniciou esta semana a utilização de satélites para completar transmissões de dados de sua rede Edge. ?É a primeira vez que isso é feito no mundo?, afirma o presidente da operadora, André Almeida. A solução por satélite é utilizada como backhaul em cidades onde a fibra óptica não chega. A novidade está sendo lançada durante o festival folclórico de Parintins, cidade localizada no coração da floresta amazônica. A operadora alugou um barco com laptops para que convidados se conectem à internet sem fio através da solução que mescla Edge e satélites.
A velocidade máxima de transmissão de dados obtida na experiência é de 205 kbps. Ou seja, o uso do satélite provoca uma pequena perda em comparação com a transmissão por fibra, na qual a velocidade atinge até 300 kbps. A solução adotada pela Amazônia Celular foi desenvolvida pela Ericsson. A conexão por satélite é fornecida pela Star One. Depois de Parintins, a transmissão de Edge via satélite será expandida para outras cidades, como Macapá, Boa Vista e Santarém.
Atualmente a cobertura GSM/Edge da Amazônia Celular abrange 138 localidades, de um total de 272 onde há ERBs de sua antiga rede TDMA. Hoje, a operadora tem 1,3 milhão de assinantes, dos quais 150 mil são GSM. Todos os chips de celulares GSM vendidos pela companhia são habilitados para Edge e podem, portanto, ser inseridos em placas PCMCia para acesso em banda larga sem fio. Até o final do ano, Almeida espera alcançar a marca de 500 mil usuários GSM e ter essa tecnologia disponível em 150 localidades. A empresa investiu até o momento R$ 120 milhões em sua cobertura GSM.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!