Anatel precisou corrigir mapa de cobertura 5G das operadoras

Superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius. Foto: Reprodução/Anatel

A cobertura 5G das operadoras Claro, TIM e Vivo tem avançado mais do que as metas estabelecidas pelo edital do 5G, mas a Anatel precisou agir com a fiscalização para corrigir informações divulgadas pelas empresas. O superintendente de fiscalização da agência, Hermano Tercius, mostrou no Relatório Anual de Gestão da Anatel divulgado nesta segunda-feira, 24, que a intenção foi dar maior transparência ao consumidor.

O superintendente diz que houve problemas de divulgação de informações nos mapas de cobertura que as prestadoras tornaram públicos, com inexistência de diferenciação entre 5G DSS e os padrões standalone (SA) e não standalone (NSA) no mapa de cobertura. "Os sites tinham mancha que era visivelmente maior do que era visto na prática. Então, teve fiscalização que ultrapassava o edital, pois era uma obrigação consumerista", destacou Tercius. 

Como exemplo, a Anatel mostrou os mapas de cobertura de Brasília, onde Claro, TIM e Vivo iniciaram o lançamento do 5G SA com a faixa de 3,5 GHz. A agência encontrou discrepância entre o que era exibido e a área efetivamente coberta. Depois da atividade fiscalizatória, as operadoras corrigiram os índices, com algumas caindo pela metade na cobertura que era mostrada. 

Notícias relacionadas

Adensamento em capitais

Depois que o trio de operadoras passou a ofertar o 5G nas capitais, ainda em setembro do ano passado, a Anatel passou a verificar a instalação de antenas ativas. Hermano Tercius colocou que  todas as teles cumpriram o que estava previsto em edital, mas a TIM foi a que mais proporcionou o adensamento de antenas, chegando a triplicar a quantidade de estações que a meta previa. A Vivo chegou a quase o dobro, enquanto a Claro se manteve mais próxima às metas do edital. Confira no gráfico abaixo, que destaca em azul as capitais com o triplo da meta, verde quando é o dobro e vermelho quando é o mínimo exigido. Note também que o percentual considera que 100% é o cumprimento da meta.

Segundo o superintendente da Anatel e secretário executivo do Gaispi, Vinícius Caram, metade da população brasileira já está em municípios onde há cobertura 5G, ou 86 milhões de habitantes. O superintendente reitera que, além do usuário precisar de terminal compatível, é preciso estar em região onde há uma estação radiobase com a tecnologia. Ele diz que, nas cidades onde o 5G está funcionando, em média 15% das áreas urbanas estão com a rede de quinta geração. As operadoras estão cobrindo 2% do total de municípios, ainda que em vários casos estejam ligando a tecnologia em locais onde o edital só previa em 2024. 

2 COMENTÁRIOS

  1. Como faço pra denunciar isso pra ANATEL? Porque aqui em Ribeirão Preto, SP, acontece esse mesmo problema. Onde mostra que tem cobertura não funciona e onde mostra que não tem cobertura funciona…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!