Internet fixa tem velocidade média de 246 Mbps no Brasil, diz Anatel

Gerente da área de planejamento da Anatel, Marcelo Monteiro. Foto: Reprodução/Anatel

A banda larga fixa brasileira atingiu uma velocidade média de 245,95 Mbps ao final de 2022, segundo dados do Relatório Anual de Gestão da Anatel divulgado nesta segunda-feira, 24.

O indicador supera em muito a meta do Plano Plurianual para o triênio de 2020-2023, que era de 150 Mbps ao final deste ano. Mas ainda está longe da meta do órgão regulador para 2027, de chegar a 1 Gbps.

A agência constatou ainda que houve avanço no adensamento da cobertura da Internet fixa, que já se encontra próximo da meta. Segundo os dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD TIC), do IBGE, em 2021 a penetração de banda larga fixa no Brasil chegou a 90%. A meta prevista pela Anatel no PPA 2020-23 era de chegar a 91%, segundo o gerente da área de planejamento da agência, Marcelo Monteiro. 

Notícias relacionadas

Ele citou que houve uma queda de duas posições do País no ranking da União Internacional de Telecomunicações (UIT) naquele ano, chegando à 71ª colocação. "Isso se deve em razão da [queda da] renda", justificou Monteiro.

No indicador de desempenho estratégico, a Anatel constatou que 4.677 municípios contavam com backhaul de fibra óptica em julho de 2021. A meta para o final de 2023 no PPA é que as operadoras atinjam 4.883 municípios, o que pode indicar que o compromisso já tenha sido cumprido. Conforme o Plano Geral de Metas da Universalização (PGMU), houve cumprimento integral das metas de 2022, tanto do PGMU IV com 4G (198 estações instaladas) quanto no PGMU V em backhaul de fibra (685 municípios e localidades). 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!