Anatel: lançamento dos cabos das Infovias 2, 3 e 4 acontece até setembro

Superintendente da Anatel, Vinícius Caram. Foto: Reprodução/Anatel

Com recursos do leilão do 5G, as Infovias do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS), parte do projeto Norte Conectado, já estão sendo mapeadas e deverão ter os cabos lançados nos leitos dos rios até setembro deste ano, segundo informou nesta segunda, 24, o superintendente da Anatel e secretário executivo do Gaispi, Vinícius Caram. 

Serão 13 mil km de fibra correspondente às Infovias 2, 3 e 4. São, respectivamente, os trechos Tefé-Atalaia do Norte, Macapá-Belém e Vila de Moura-Boa Vista. O levantamento de propostas (RFP) dos cabos ópticos já foi feito. "O fabricante informou que mais de 40% do processo de produção já está concluído", afirmou. 

Segundo Caram, o estudo de viabilidade de rotas das três primeiras Infovias já foi concluído. Isso permitirá habilitar as redes metropolitanas até setembro deste ano, que é a previsão para o lançamento de cabos desta primeira etapa. A conclusão dessa fase, contudo, é prevista para novembro

Notícias relacionadas

A intenção é que em 2024, sejam lançados os cabos das Infovias restantes nas rotas Autazes-Porto Velho e Manacapuru-Rio Branco e Fonte Boa-Cruzieor do Sul – respectivamente as Infovias 5, 6 e 8. A Infovia 7 é a realizada com recursos do PAC ligando Barcelos a São Gabriel da Cachoeira. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!