Além da aposta em conectividade, a Vrio (holding dona da brasileira Sky) está ampliando a produção de conteúdo na América Latina e investimentos em tecnologia para se tornar uma "mediatech" com grande presença regional.
Parte da estratégia foi relevada em coletiva com veículos latino-americanos concedida pela empresa do Grupo Werthein. Com 10 milhões de clientes de TV por assinatura na América Latina, seis satélites em operação e seis centros de transmissão, a empresa reportou um investimento anual de cerca de US$ 500 milhões nas marcas Sky, DirecTV, TyC e na plataforma de streaming DGO (antigo DirecTV Go).
"Cremos que a companhia tem potencial maior do que a distribuição de conteúdo e estamos nos movendo para nos tornar uma mediatech", resumiu o presidente da Vrio, Darío Werthein. Para o executivo, os ativos do grupo o colocam em posição "única" para a disputa pelo mercado audiovisual do continente.
O planejamento passa pela produção de conteúdo próprio. Um exemplo foi o lançamento do canal de notícias DNews, com cobertura em Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Agora, a companhia estuda alternativas para trazer programação em português para o Brasil, além de introduzir o canal no México.
A estratégia deve passar pelo DGO, repetindo algo feito no Brasil com o canal de esportes lançado pela empresa (o DSports). A ideia é que a plataforma de streaming reúna cada vez conteúdos lineares e on demand, sejam eles de terceiros ou próprios.
Um dos focos é justamente o segmento esportivo, inclusive com a abertura na Colômbia de estúdio para produção de programação do gênero para o restante da região, em língua espanhola. Vale lembrar que no Brasil existem restrições legais para que operadoras de telecom atuem com a produção de conteúdo.
De forma geral, a Vrio reporta um crescimento de 107% nos assinantes do DGO durante 2022, inclusive impulsionado pela demanda gerada pela Copa do Mundo do Catar, transmitida na plataforma. Ao longo do torneio, o número de usuários únicos do serviço cresceu 144%.
DTH
Para Darío Werthein, o DGO é um importante complemento para o negócio de DTH da companhia, a partir do conceito de TV everywhere (com a possibilidade de consumo em todas as telas). Segundo o presidente da Vrio, 63% dos clientes da DirecTV (marca de TV paga da empresa fora do Brasil) usam a plataforma em seus celulares.
Durante a coletiva, a empresa também reportou fôlego para a própria operação de DTH. No ano, os assinantes da tecnologia via satélite cresceram 2,6% na região, ao passo que em 2021, o segmento havia recuado 7,2%. A mudança foi associada à assunção da gestão da holding pelo grupo argentino, que finalizou a compra de ativos da AT&T na América Latina no fim do ano passado.