Vrio amplia produção de conteúdo e almeja papel de mediatech

Presidente da Vrio Corp, Darío Werthein

Além da aposta em conectividade, a Vrio (holding dona da brasileira Sky) está ampliando a produção de conteúdo na América Latina e investimentos em tecnologia para se tornar uma "mediatech" com grande presença regional.

Parte da estratégia foi relevada em coletiva com veículos latino-americanos concedida pela empresa do Grupo Werthein. Com 10 milhões de clientes de TV por assinatura na América Latina, seis satélites em operação e seis centros de transmissão, a empresa reportou um investimento anual de cerca de US$ 500 milhões nas marcas Sky, DirecTV, TyC e na plataforma de streaming DGO (antigo DirecTV Go).

"Cremos que a companhia tem potencial maior do que a distribuição de conteúdo e estamos nos movendo para nos tornar uma mediatech", resumiu o presidente da Vrio, Darío Werthein. Para o executivo, os ativos do grupo o colocam em posição "única" para a disputa pelo mercado audiovisual do continente.

Notícias relacionadas

O planejamento passa pela produção de conteúdo próprio. Um exemplo foi o lançamento do canal de notícias DNews, com cobertura em Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Agora, a companhia estuda alternativas para trazer programação em português para o Brasil, além de introduzir o canal no México.

A estratégia deve passar pelo DGO, repetindo algo feito no Brasil com o canal de esportes lançado pela empresa (o DSports). A ideia é que a plataforma de streaming reúna cada vez conteúdos lineares e on demand, sejam eles de terceiros ou próprios.

Um dos focos é justamente o segmento esportivo, inclusive com a abertura na Colômbia de estúdio para produção de programação do gênero para o restante da região, em língua espanhola. Vale lembrar que no Brasil existem restrições legais para que operadoras de telecom atuem com a produção de conteúdo.

De forma geral, a Vrio reporta um crescimento de 107% nos assinantes do DGO durante 2022, inclusive impulsionado pela demanda gerada pela Copa do Mundo do Catar, transmitida na plataforma. Ao longo do torneio, o número de usuários únicos do serviço cresceu 144%.

DTH

Para Darío Werthein, o DGO é um importante complemento para o negócio de DTH da companhia, a partir do conceito de TV everywhere (com a possibilidade de consumo em todas as telas). Segundo o presidente da Vrio, 63% dos clientes da DirecTV (marca de TV paga da empresa fora do Brasil) usam a plataforma em seus celulares.

Durante a coletiva, a empresa também reportou fôlego para a própria operação de DTH. No ano, os assinantes da tecnologia via satélite cresceram 2,6% na região, ao passo que em 2021, o segmento havia recuado 7,2%. A mudança foi associada à assunção da gestão da holding pelo grupo argentino, que finalizou a compra de ativos da AT&T na América Latina no fim do ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!