A WarnerBros Discovery (WBD) acabou de lançar a plataforma de streaming Max no Brasil, agregando conteúdos da antiga HBO Max e do serviço Discovery+, e a empresa aposta nas parcerias de distribuição com provedores de banda larga e empresas de telecomunicações para assegurar um crescimento da base, em um momento em que o mercado de streaming como um todo enfrenta o desafio de uma forte concorrência entre os serviços.
"Vemos muita oportunidade no mercado brasileiro. O objetivo é sempre manter o crescimento com uma receita média sustentável. É verdade que algumas plataformas saíram do mercado, mas isso abriu oportunidades e vemos no cenário de parcerias com ISPs e operadores de TV paga como um caminho importante para o crescimento da Max", disse Bernardo Bartijotto, diretor de vendas para afiliadas da WarnerBros Discovery, em debate durante o Seminário Brasil Streaming 2024, organizado pela TELA VIVA e pela TELETIME nesta quinta, 11, em São Paulo.
Peso do conteúdo local
Para Bartijotto, o fato de ser um player global ajuda a focar na atuação brasileira, já que a base de viabilização dos serviços é diluída em todos os mercados. "No Brasil, a gente tem mais de 50 projetos de produção rodando, e esse conteúdo precisa estar disponível ao consumidor em todas as plataformas e formatos. Sempre vai ser importante manter uma produção local forte. Pode até ter alguma variação de ritmo, em busca de um crescimento sustentável, mas isso sempre vai ser importante", diz.
O caminho para o crescimento está, segundo Bernardo Bartijotto, em uma constante adaptação dos modelos de acordo com as demandas dos consumidores. "Temos que aproveitar as oportunidades de formatos e janelas que a gente tem. O mercado muda o tempo todo e a gente tem que se adaptar a ele". Segundo o executivo, a coexistência entre o modelo de venda direta ao consumidor e a distribuição do serviço por meio de um parceiro com um parceiro é perfeitamente possível. "O que a gente tem que ter são acordos bons para incentivar os parceiros", diz ele.