Holding do Grupo Werthein que controla a operadora brasileira de TV por assinatura Sky, a Vrio está colocando a conectividade e a banda larga no centro da estratégia para a América Latina.
Ampliando a produção de conteúdo regional e com planos de se tornar uma "mediatech", a empresa revelou parte do planejamento para 2023 durante coletiva de imprensa com veículos latino-americanos. Além do Brasil, a oferta de conectividade ocorrerá também em outros países do continente.
"Na América Latina há mais de 240 milhões de pessoas que não têm conectividade", apontou a CEO da Vrio Mariana Goldvarg. "Estamos trabalhando em um projeto integral, que está avançando com alianças para oferecer Internet de banda larga em zonas da Argentina, Chile, Brasil, Peru e Equador."
Por aqui, a rede neutra da FiBrasil já foi anunciada como primeira parceira da Sky na oferta de serviços de fibra. Lançada em agosto, a proposta deve alcançar 42 cidades neste ano, com expectativa de 100 municípios e 7 milhões de lares cobertos (HPs) em 2023. A Sky espera atingir mais de 1 milhão de assinantes com a nova oferta de banda larga.
"Esse movimento faz parte de nossa estratégia de investimento em inovação e tecnologia, além de reforçar a Sky como um hub de conteúdo completo para os nossos clientes. Tomamos a decisão de entrar nesse mercado para agregar valor e benefício aos nossos usuários", explicou o comando da empresa.
Além de propiciar o consumo dos próprios produtos do portfólio da Vrio – como o streaming DGO (antigo DirecTV Go) -, a estratégia também deve gerar resultados positivos ao ampliar a "lealdade" dos clientes de TV por assinatura, relembrou Goldvarg.
Já a continuidade da estratégia com a entrada em outros segmentos como o móvel seria um outro assunto. "Estamos sempre atentos ao movimento, às tendências e necessidades de mercado. No momento não temos nada para comentar sobre o tema", afirmou a empresa, quando questionada sobre a possibilidade no mercado brasileiro.
DTH
A Vrio reporta mais de 10 milhões de assinantes de TV por assinatura na América Latina, a partir da operação em 11 países com a marca Sky e DirecTV. O capex anual do grupo seria algo em torno de US$ 500 milhões, apontou Goldvarg, durante a coletiva.
Entre os ativos do grupo estão seis satélites em operação, relembrou o presidente da Vrio, Darío Werthein, também na conversa com jornalistas. "A rede de satélites nos permite algo único que é chegar a toda América Latina, inclusive em lugares que não tem conectividade. Isso nos dá uma qualidade única", afirmou.
A Vrio ainda comemorou em 2022 a reversão de uma tendência negativa de acessos de TV por assinatura na modalidade DTH. No ano, os assinantes da tecnologia via satélite cresceram 2,6% na região, ao passo que em 2021, o segmento havia recuado 7,2%.
A mudança foi associada à assunção da gestão da holding pelo grupo argentino, que finalizou a compra de ativos da AT&T na América Latina no fim do ano passado. Em 2022, um crescimento de 107% nos assinantes do DGO também foi reportado.