Lei de SC que exige licença ambiental para instalar antenas é inconstitucional, diz PGR

O procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu a inconstitucionalidade de uma norma do estado de Santa Catarina que institui a obrigatoriedade de licenciamento ambiental estadual para instalação de antenas de telecomunicações. Segundo a procuradoria, ao criar nova obrigação às empresas prestadoras de serviços de telecomunicações, sob o pretexto de proteção e defesa do meio ambiente, a Lei estadual 14.675/2009 interferiu diretamente na relação contratual formalizada entre o poder concedente e as concessionárias.

A manifestação foi na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7247, ajuizada pela Associação Nacional das Operadoras Celulares (Acel). No parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), Augusto Aras sustenta que, ao impor deveres às prestadoras de serviços de telecomunicações, a lei catarinense invadiu competência reservada à União.

Nesse sentido, a PGR destaca que o espaço para atuação do legislador estadual é reduzido por determinação constitucional e pela existência prévia de normas nacionais sobre o tema. "A existência de legislação federal que indique, de forma clara, necessária e razoável, que os efeitos de sua aplicação excluem o poder de complementação dos entes menores, afasta a presunção de legitimidade dos entes estaduais e municipais para legislar sobre o tema", observa Aras.

Notícias relacionadas

Competência da União

No parecer aponta normas federais que tratam do assunto, como a Lei Geral das Telecomunicações (Lei 9.472/1997), que estabeleceu a competência da União para organizar a exploração desses serviços, além de criar a Anatel. De acordo com essa norma, é da competência da agência expedir normas sobre a prestação de serviços de telecomunicações e regulamentar a implantação, o funcionamento e a interconexão de redes. O procurador também cita a Lei das Antenas (Lei 13.116/2015), que estabelece normas gerais para a implantação e compartilhamento da infraestrutura de telecom, além de uma resolução da Anatel com princípios que devem ser seguidos na instalação de infraestrutura de rede em área urbana.

A manifestação da PGR também cita a Lei 11.934/2009, que determinou a adoção dos limites recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a exposição ocupacional e da população em geral a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos gerados por estações transmissoras. Por fim, o procurador-geral ressalta que a jurisprudência do STF considera inconstitucional leis estaduais que disponham sobre telecomunicações, ainda que tenham finalidade de proteção à saúde, ao meio ambiente ou aos consumidores, principalmente quando cria obrigação para as concessionárias de serviços de telecomunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!