Postes: setor de telecom faz manifesto conjunto por mudanças em minuta

Alessandro Paiva/FreeImages. Fonte: Agência Senado

Na semana em que deve ser votada na Anatel e na Aneel a nova resolução para uso compartilhado de postes com o setor de energia, um Manifesto do setor de telecomunicações assinado por representantes de operadoras grandes, pequenas e neutras pediu ajustes na proposta. Entre os aspectos questionados estão a possibilidade do chamado "posteiro" operar redes e incertezas quanto ao custo de ordenamento das redes aéreas.

O documento encaminhado à Anatel teve agora também o endosso da Conexis Brasil Digital (entidade que representa as maiores teles do País), além das associações Neo, Abrint e TelComp (do ecossistema de provedores regionais) e da Abraneutra (que reúne empresas de redes neutras de fibra óptica), que já haviam se manifestado.

Segundo as empresas – que encontraram dificuldades ao longo dos últimos meses para chegada em uma proposta setorial comum -, "a proposta de minuta de resolução conjunta a ser deliberada em breve pelo Conselho Diretor da Anatel e pela Diretoria Colegiada da Aneel ainda contempla algumas situações que podem prejudicar, e até mesmo inviabilizar, o sucesso desta nova dinâmica desenhada".

Notícias relacionadas

Os pontos destacados no manifesto são:

  • O risco de permitir que a cessionária Exploradora de Espaços em Infraestrutura (o posteiro) também atue como uma operadora que instale redes próprias para oferta comercial de compartilhamento ao mercado. Para as entidades, o modelo criaria um "conflito de interesse intransponível e que coloca em risco o modelo desde seu nascimento";
  • Dúvidas com a regularização do passivo da ocupação desordenada dos postes, "que deve ser adequadamente dimensionada pelas agências, conferindo-se maior equilíbrio entre os setores";
  • E a possível cobrança duplicada dos pontos de fixação e a possibilidade de cobrança adicional por equipamentos, caixas de emenda, reservas técnicas e outros itens fixados.

"É preciso que a deliberação da proposta seja criteriosamente avaliada considerando os impactos destacados e a essencialidade da prestação dos serviços envolvidos", pontuou o manifesto das entidades de telecom. "As entidades aqui representadas estão confiantes de que esta manifestação consensual e ponderada de todos os agentes do setor de telecomunicações sensibilize os reguladores na busca pelos necessários aprimoramentos na minuta apresentada".

Veja na íntegra o documento publicado pelas entidades da cadeia de telecom. Nesta terça-feira, 24, Anatel e Aneel devem realizar deliberações sobre a proposta para novas regras dos postes, que também recebem questionamentos do setor elétrico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!