Com o lançamento mundial do DSLAM ASAM 7301, a Alcatel aposta na grande aceitação do produto pelas operadoras, principalmente para o mercado residencial. O equipamento tem uma capacidade quatro vezes superior à do antecessor da mesma linha, o ASAM 7300, podendo atender até 10 mil usuários, com 630 Mb reservados só para serviços de vídeo. Segundo o diretor de desenvolvimento de negócios para redes fixas da empresa, Celso Caldas, o novo DSLAM é ideal para aplicações como video-on-demand e games, com grande potencial entre usuários domésticos.
O equipamento também pode se prestar a usos corporativos, com video bidirecional, em VDSL. O equipamento está preparado para ser interligado a redes ATM ou Gigabit Ethernet.
As operadoras usuárias dos equipamentos ASAM 7300 podem fazer o upgrade para o 7301 com a inclusão de duas placas. No Brasil, a Alcatel detém 50% da base instalada de DSLAMs, segundo Caldas, com cerca de 300 mil acessos. Até o final do ano, a expectativa para o País é de que haja 1 milhão de usuários de acessos ADSL.
Banda larga