Cresce certificação de equipamentos de telecom no Brasil

Fabio Jacon, vice-presidente de Telecomunicações da Abrac

O perfil de dispositivos certificados para acesso aos serviços de telecomunicações no Brasil tem se diversificado ao longo dos anos. Hoje, os equipamentos recebem certificações para atender IoT, 5G, a conexão de WiFi6e, novas aplicações no segmento da Indústria 4.0, no agronegócio e até mesmo drones de monitoramento, destaca a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).

Segundo dados da Anatel, o Brasil possui 114 mil produtos certificados, sendo que os que possuem Certificados de Conformidade Técnica são 66.655 mil. A Anatel explica que no Brasil, somente é permitida a comercialização de produtos para telecomunicações com Certificados de Conformidade Técnica válidos e devidamente homologados pela agência. O processo de certificação conduzido tem como base padrões de qualidade e de segurança, além de funcionalidades técnicas regulamentadas.

Fabio Jacon, vice-presidente de Telecomunicações da Abrac, explica que o processo de certificação e homologação da Anatel no Brasil passa por diversas etapas, como elaboração dos requisitos técnicos, conforme a Lista de Referência de Produtos para Telecomunicações; escolha do laboratório para realização dos ensaios; apresentação da documentação (certificado de conformidade, relatório de ensaios, documentação: requerente, produto e fabricante); e publicação do Certificado de Homologação no Sistema de Certificação e Homologação da Anatel. 

Notícias relacionadas

"Em média, os prazos para uma certificação variam muito, em função do tipo de equipamento a ser certificado, quantidade de tecnologias de transmissão, sendo a medida entre 4 e 14 semanas para ter o certificado emitido", afirmou.

Modelo brasileiro

Jacon aponta que o modelo brasileiro de certificação de telecomunicações tem sido considerado eficaz em muitos aspectos. 

Entre os aspectos positivos, ele aponta a garantia que os dispositivos atendam a padrões técnicos específicos, indicando a qualidade e interoperabilidade dos equipamentos de telecomunicações; garantia contra interferências prejudiciais no espectro de radiofrequência; e apoio à indústria nacional, por incentivar a produção nacional de dispositivos.

No quesito de preço, o vice-presidente da Abrac explica que os ensaios de certificação executados no Brasil têm um custo substancialmente menor quando comparado com laboratórios no exterior, o que gera um benefício ao processo de homologação nacional.

"Já no âmbito de aprimoramento, o processo de certificação no Brasil pode ser oneroso e moroso dependendo do tipo de equipamento e o porte da empresa ou importador solicitante, o que pode desencorajar pequenos importadores, fabricantes e startups de introduzir novos produtos no mercado nacional", aponta Jacon, como um dos aspectos que pode ser melhorado.

Além disso, Fabio Jacon afirma que a complexidade documental de atos a serem cumpridos e a extensa documentação necessária para a certificação pode ser um desafio, especialmente para empresas menores e menos experientes. Por fim, quanto a evolução tecnológica, o modelo brasileiro pode enfrentar desafios em se adaptar rapidamente a novas tecnologias e dispositivos inovadores, especialmente em novas tecnologias que vem já sendo discutidas no exterior, tais como WiFi7 e o 6G.

Modelos internacionais

Como bons exemplos internacionais, Fabio Jacon cita o caso dos Estados Unidos e da Europa. "Nos Estados Unidos, a Federal Communications Commission (FCC) administra o processo de certificação de dispositivos de telecomunicações. É conhecido por ser relativamente rápido e eficiente, com procedimentos simplificados para determinados tipos de dispositivos. A União Europeia possui o sistema de marcação CE, que certifica que os produtos atendem aos requisitos de saúde, segurança e proteção ambiental. Embora não seja exclusivamente para telecomunicações, é um exemplo de certificação abrangente para diversos produtos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!